sicnot

Perfil

País

Vila Nova de Cerveira destruiu 168 ninhos de vespa asiática em 2015

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira destruiu, em 2015, um total de 168 ninhos de vespa asiática, a maioria sinalizados em zonas rurais com a ajuda da população e dos apicultores do concelho, revelou esta segunda-feira aquela autarquia.

Esta espécie predadora foi introduzida na Europa através do porto de Bordéus, em França, em 2004. (Arquivo)

Esta espécie predadora foi introduzida na Europa através do porto de Bordéus, em França, em 2004. (Arquivo)

© China Stringer Network / Reuters

A "grande maioria" dos ninhos, especificou o município, foi encontrada "em árvores, havendo também alguns casos em habitações, muros e vegetação, sendo que o ninho com maior dimensão tinha 65 centímetros e o mais pequeno, apenas cinco centímetros".

"Desde o início do ano de 2016 só foram destruídos dois ninhos de vespa asiática, porque até março a espécie encontra-se em hibernação", explicou o município do distrito de Viana do Castelo.

O método de destruição dos ninhos daquela espécie invasora, descreveu, consiste "na introdução, no interior do ninho, de um isco impregnado em substância inseticida, com recurso a um dispositivo extensível", sistema que "se revelou mais eficaz" do que o anteriormente utilizado.

"A destruição é realizada por serviços contratados pela Câmara Municipal, que entre a data de avistamento e a data de desativação, procedem à destruição imediata", frisou.

Em 2014, segundo a autarquia, "o processo era efetuado através de uma substância inseticida e o ninho imediatamente retirado, numa operação noturna a uma distância muito curta do ninho", operação que podia demorar vários dias.

"Vila Nova de Cerveira, a par de Paredes de Coura, tem desencadeado uma sistemática desativação de ninhos de vespa velutina (vespa asiástica), numa lógica de ação de combate concertada que deveria envolver todos os municípios do Alto Minho, seguindo as indicações do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal, elaborado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas", sustentou a autarquia.

Dados da Associação Apícola Entre Minho e Lima (APIMIL) indicam que cada ninho pode albergar até 2.000 vespas e 150 fundadoras de novas colónias, que no ano seguinte poderão vir a criar pelo menos seis novos ninhos.

Segundo os apicultores, esta espécie, "mais agressiva", faz com que as abelhas não saiam para procurar alimento por estarem sob ataque, enfraquecendo as colmeias, que acabam por morrer colocando em causa a produção de mel.

Esta espécie predadora foi introduzida na Europa através do porto de Bordéus, em França, em 2004.

Os primeiros indícios da sua presença em Portugal surgiram em 2011, mas a situação só se agravou a partir no final do seguinte. Viana do Castelo, capital do Alto Minho é o concelho com maior número de casos registados. De acordo com os últimos dados, desde 2012 foram sinalizados 1.098 ninhos de vespa asiática, dos quais 955 já foram destruídos.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.