sicnot

Perfil

País

Dois médicos do hospital de Elvas acusados de crime de violação das boas práticas médicas

Dois médicos do hospital de Elvas vão responder em tribunal por um crime de violação das boas práticas médicas durante a assistência a uma paciente que acabou por morrer.

A incidência de carcinoma da cabeça e pescoço foi de 50 novos casos por ano na população masculina, por 100 mil habitantes, e de 16 novos casos por ano na população feminina, com taxas de mortalidade de 19 e 3, respetivamente.(Arquivo)

A incidência de carcinoma da cabeça e pescoço foi de 50 novos casos por ano na população masculina, por 100 mil habitantes, e de 16 novos casos por ano na população feminina, com taxas de mortalidade de 19 e 3, respetivamente.(Arquivo)

© Regis Duvignau / Reuters

A paciente deu entrada no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, em agosto de 2013, queixando-se de dores de cabeça, tonturas, vómitos e diminuição da visão, sintomas que revelava há vários dias. A mulher foi medicada com anti-inflamatórios e analgésicos e enviada para casa.


Seis dias depois desmaiou e foi de novo transportada para o hospital onde lhe foi detectada uma hemorragia intracraniana. A paciente acabaria por morrer, dois dias depois.

Investigado o caso, o Ministério Público entende que os médicos falharam no primeiro atendimento à doente. Os magistrados entendem que, o quadro clínico que a doente apresentava, exigia a realização de uma TAC, exame que lhe poderia ter salvo a vida.

  • "A Assembleia tem tudo para correr mal"
    5:09
  • "Até ao dia 23 muitas coisas boas e más vão acontecer"
    2:24
  • A promessa que João Mário vai ter de cumprir se Portugal for campeão
    1:36

    Rumo ao Mundial 2018

    Oito jogadores da seleção participaram num evento em que responderam às dúvidas de jovens adeptos, em Lisboa. Os jogadores mostraram-se otimistas pelo caminho que têm em frente. Já João Mário foi confrontado com a promessa que não cumpriu de deixar crescer o cabelo se Portugal vencesse o Euro 2016. Agora, faz uma nova promessa: se Portugal for campeão mundial, deixa crescer o cabelo à Fellaini.

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula da Silva
    3:30