sicnot

Perfil

País

Dois médicos do hospital de Elvas acusados de crime de violação das boas práticas médicas

Dois médicos do hospital de Elvas vão responder em tribunal por um crime de violação das boas práticas médicas durante a assistência a uma paciente que acabou por morrer.

A incidência de carcinoma da cabeça e pescoço foi de 50 novos casos por ano na população masculina, por 100 mil habitantes, e de 16 novos casos por ano na população feminina, com taxas de mortalidade de 19 e 3, respetivamente.(Arquivo)

A incidência de carcinoma da cabeça e pescoço foi de 50 novos casos por ano na população masculina, por 100 mil habitantes, e de 16 novos casos por ano na população feminina, com taxas de mortalidade de 19 e 3, respetivamente.(Arquivo)

© Regis Duvignau / Reuters

A paciente deu entrada no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, em agosto de 2013, queixando-se de dores de cabeça, tonturas, vómitos e diminuição da visão, sintomas que revelava há vários dias. A mulher foi medicada com anti-inflamatórios e analgésicos e enviada para casa.


Seis dias depois desmaiou e foi de novo transportada para o hospital onde lhe foi detectada uma hemorragia intracraniana. A paciente acabaria por morrer, dois dias depois.

Investigado o caso, o Ministério Público entende que os médicos falharam no primeiro atendimento à doente. Os magistrados entendem que, o quadro clínico que a doente apresentava, exigia a realização de uma TAC, exame que lhe poderia ter salvo a vida.

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Vulcão Etna em erupção
    1:34
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.