sicnot

Perfil

País

Dois médicos do hospital de Elvas acusados de crime de violação das boas práticas médicas

Dois médicos do hospital de Elvas vão responder em tribunal por um crime de violação das boas práticas médicas durante a assistência a uma paciente que acabou por morrer.

A incidência de carcinoma da cabeça e pescoço foi de 50 novos casos por ano na população masculina, por 100 mil habitantes, e de 16 novos casos por ano na população feminina, com taxas de mortalidade de 19 e 3, respetivamente.(Arquivo)

A incidência de carcinoma da cabeça e pescoço foi de 50 novos casos por ano na população masculina, por 100 mil habitantes, e de 16 novos casos por ano na população feminina, com taxas de mortalidade de 19 e 3, respetivamente.(Arquivo)

© Regis Duvignau / Reuters

A paciente deu entrada no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, em agosto de 2013, queixando-se de dores de cabeça, tonturas, vómitos e diminuição da visão, sintomas que revelava há vários dias. A mulher foi medicada com anti-inflamatórios e analgésicos e enviada para casa.


Seis dias depois desmaiou e foi de novo transportada para o hospital onde lhe foi detectada uma hemorragia intracraniana. A paciente acabaria por morrer, dois dias depois.

Investigado o caso, o Ministério Público entende que os médicos falharam no primeiro atendimento à doente. Os magistrados entendem que, o quadro clínico que a doente apresentava, exigia a realização de uma TAC, exame que lhe poderia ter salvo a vida.

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14