sicnot

Perfil

País

Mais de 90 mil foliões esperados nos desfiles de Carnaval em Loures

Um desfile infantil com 2.500 crianças, dois corsos carnavalescos e vários bailes integram o programa do Carnaval de Loures, onde, entre 05 e 10 de fevereiro, são esperados mais de 90 mil foliões, perspetivou hoje a organização.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Henry Romero / Reuters

A organização do evento, que está a cargo da Associação do Carnaval de Loures e da câmara local, conta este ano com um orçamento de 180 mil euros.

Inspirados pelo tema "Lendas e mistérios", cerca de mil figurantes, acompanhados por 14 carros alegóricos, vão animar durante cinco dias as ruas da cidade de Loures, sendo esperados mais de 90 mil visitantes, segundo referiu à agência Lusa Carlos Batista, da Associação do Carnaval de Loures.

"As nossas expetativas são sempre altas. Este ano vamos ter mais animação e contamos ter também mais pessoas. O facto de a entrada ser gratuita vai ajudar esse objetivo, o que será também uma mais-valia para o comércio local", realçou.

No mesmo sentido, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU), afirmou tratar-se do "maior Carnaval da região de Lisboa", sublinhando que as expetativas da autarquia também são "elevadas".

"Trata-se de uma grande iniciativa, que dá uma enorme projeção ao concelho. Tem crescido de ano para ano, sendo cada vez mais as pessoas que aqui acorrem", apontou o autarca.

Além do apoio logístico e de promoção, a Câmara de Loures disponibilizou uma verba de 30 mil euros para a realização do Carnaval.

O arranque das festividades carnavalescas em Loures está marcado para o dia 05 de fevereiro, pelas 10:00, com o desfile de 2.500 crianças pertencentes a escolas e instituições particulares de solidariedade social do concelho.

Já no sábado, o destaque vai para o baile de apresentação dos reis do Carnaval, que decorre a partir das 22:00 no Pavilhão Paz e Amizade.

No domingo, terá lugar o primeiro corso carnavalesco, a partir das 14:30 (entrada gratuita), que irá percorrer as principais ruas da cidade de Loures.

Para segunda-feira, está marcado o "Baile Trapalhão", no Pavilhão Paz e Amizade, a partir das 22:00.

No dia de Carnaval, terá lugar o segundo corso carnavalesco, novamente a partir das 14:30.

As festividades de Carnaval terminam na quarta-feira com um "desfile de enterro" até ao Parque da Cidade, onde irá ocorrer um espetáculo de fogo-de-artifício.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.