sicnot

Perfil

País

Mais de 90 mil foliões esperados nos desfiles de Carnaval em Loures

Um desfile infantil com 2.500 crianças, dois corsos carnavalescos e vários bailes integram o programa do Carnaval de Loures, onde, entre 05 e 10 de fevereiro, são esperados mais de 90 mil foliões, perspetivou hoje a organização.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Henry Romero / Reuters

A organização do evento, que está a cargo da Associação do Carnaval de Loures e da câmara local, conta este ano com um orçamento de 180 mil euros.

Inspirados pelo tema "Lendas e mistérios", cerca de mil figurantes, acompanhados por 14 carros alegóricos, vão animar durante cinco dias as ruas da cidade de Loures, sendo esperados mais de 90 mil visitantes, segundo referiu à agência Lusa Carlos Batista, da Associação do Carnaval de Loures.

"As nossas expetativas são sempre altas. Este ano vamos ter mais animação e contamos ter também mais pessoas. O facto de a entrada ser gratuita vai ajudar esse objetivo, o que será também uma mais-valia para o comércio local", realçou.

No mesmo sentido, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU), afirmou tratar-se do "maior Carnaval da região de Lisboa", sublinhando que as expetativas da autarquia também são "elevadas".

"Trata-se de uma grande iniciativa, que dá uma enorme projeção ao concelho. Tem crescido de ano para ano, sendo cada vez mais as pessoas que aqui acorrem", apontou o autarca.

Além do apoio logístico e de promoção, a Câmara de Loures disponibilizou uma verba de 30 mil euros para a realização do Carnaval.

O arranque das festividades carnavalescas em Loures está marcado para o dia 05 de fevereiro, pelas 10:00, com o desfile de 2.500 crianças pertencentes a escolas e instituições particulares de solidariedade social do concelho.

Já no sábado, o destaque vai para o baile de apresentação dos reis do Carnaval, que decorre a partir das 22:00 no Pavilhão Paz e Amizade.

No domingo, terá lugar o primeiro corso carnavalesco, a partir das 14:30 (entrada gratuita), que irá percorrer as principais ruas da cidade de Loures.

Para segunda-feira, está marcado o "Baile Trapalhão", no Pavilhão Paz e Amizade, a partir das 22:00.

No dia de Carnaval, terá lugar o segundo corso carnavalesco, novamente a partir das 14:30.

As festividades de Carnaval terminam na quarta-feira com um "desfile de enterro" até ao Parque da Cidade, onde irá ocorrer um espetáculo de fogo-de-artifício.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.