sicnot

Perfil

País

Propinas vão subir em setembro

As propinas do ensino superior voltam a subir em setembro, para o próximo ano letivo. À SIC o ministério da Ciência e do Ensino Superior confirma aumentos normais, indexados à inflação mas ainda não avançou valores.

Arquivo/Reuters

Arquivo/Reuters

© Susana Vera / Reuters


O jornal Económico fez as contas e fala em aumentos maiores nas propinas mínimas (32,5 euros) e menores nas máximas (cinco euros).

O aumento do salário mínimo nacional este mês para os 530 euros e com base na inflação. Um estudante do ensino superior vai passar a pagar, de propina máxima mil e 68 euros mais cinco que este ano.

Já a mínima passa dos 656 para os 689 euros por ano. Já depois de ter sido aumentada este ano 26 euros. Ao contrário da propina máxima que até desceu no ano passado. Pela segunda vez desde que os valores passaram a ser atualizados com base na taxa média de inflação.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14