sicnot

Perfil

País

Propinas vão subir em setembro

As propinas do ensino superior voltam a subir em setembro, para o próximo ano letivo. À SIC o ministério da Ciência e do Ensino Superior confirma aumentos normais, indexados à inflação mas ainda não avançou valores.

Arquivo/Reuters

Arquivo/Reuters

© Susana Vera / Reuters


O jornal Económico fez as contas e fala em aumentos maiores nas propinas mínimas (32,5 euros) e menores nas máximas (cinco euros).

O aumento do salário mínimo nacional este mês para os 530 euros e com base na inflação. Um estudante do ensino superior vai passar a pagar, de propina máxima mil e 68 euros mais cinco que este ano.

Já a mínima passa dos 656 para os 689 euros por ano. Já depois de ter sido aumentada este ano 26 euros. Ao contrário da propina máxima que até desceu no ano passado. Pela segunda vez desde que os valores passaram a ser atualizados com base na taxa média de inflação.

  • Criança de 2 anos desaparecida em Sintra

    País

    As autoridades estão este domingo a fazer buscas na zona do bairro de Santa Marta, em Casal de Cambra, Sintra, na sequência do alerta do desaparecimento de uma criança de dois anos, segundo fonte da PSP.

  • Fotografia que junta miss Israel e miss Iraque gera polémica
    1:28

    Mundo

    As candidatas a Miss Universo já se começaram a juntar em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde irá decorrer a cerimónia, no próximo fim de semana. Um evento que já está a dar que falar e tudo por causa de uma fotografia, que junta as misses do Iraque e de Israel.