sicnot

Perfil

País

Sete distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Sete distritos do continente estão hoje sob 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Praia da Vitória, Terceira

Praia da Vitória, Terceira

EDUARDO COSTA/LUSA

De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob 'Aviso Amarelo' entre as 15:00 de hoje e as 00:00 de sexta-feira, devido à previsão de ondas de noroeste com quatro a 4,5 metros.

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O instituto prevê para hoje continente prevê-se céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva no litoral das regiões norte e centro, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, sendo mais frequente e intensa no litoral a norte do cabo Espichel e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial durante a tarde e na região sul.

A previsão aponta também para queda de neve acima de 1.200/1.400 metros, vento em geral fraco do quadrante sul, soprando por vezes moderado no litoral oeste e nas terras altas do norte e do centro, rodando para o quadrante leste a partir da tarde.

Está também prevista uma pequena subida da temperatura mínima e uma descida da máxima nas regiões do norte e do centro.

Para a Madeira, o instituto estima céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, passando a aguaceiros a partir do meio da tarde e em especial nas vertentes norte, vento fraco, tornando-se moderado a forte de nor-nordeste a partir do fim da manhã e uma pequena descida da temperatura máxima.

Nos Açores, prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco, tornando-se moderado de sudoeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 12 e 16 graus Celsius, no Porto entre 10 e 14, em Vila Real entre 07 e 10, em Viseu entre 06 e 10, em Bragança entre 06 e 09, na Guarda entre 04 e 07, em Castelo Branco entre 07 e 10, em Coimbra entre 09 e 12, em Santarém entre 09 e 14, em Évora entre 06 e 14, em Beja entre 08 e 15, em Faro entre 10 e 16, no Funchal entre 15 e 20,em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo entre 09 e 14 e em Santa Cruz das Flores entre 08 e 14.

Lusa

  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano