sicnot

Perfil

País

Maioria dos estudantes do secundário em Portugal aprende duas línguas estrangeiras

Em Portugal, 85,4% dos estudantes do primeiro ciclo do ensino secundário aprenderam duas ou mais línguas estrangeiras, um valor acima da média da União Europeia (UE 59,9%), segundo dados de 2014, hoje divulgados pelo Eurostat.

reuters

A esmagadora maioria dos alunos do secundário em Portugal (97,1%) aprende línguas estrangeiras (UE 98,6%), sendo o inglês a escolha de 95,4% dos estudantes (UE 97,3%), seguindo-se o francês: 64,7%, acima da média europeia de 33,7%.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, Portugal é o quarto país onde o francês é a segunda língua mais estudada, depois de Chipre (88,1%), Roménia (84,6%) e Itália (67,7%).

O inglês é, na grande maioria dos Estados-membros, a língua estrangeira mais estudada no primeiro ciclo do secundário, com particular destaque para a Dinamarca, Espanha, Itália, Malta e Suécia, onde todos os estudantes a aprendem.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15