sicnot

Perfil

País

Segurança Social multa milhares de lares e creches

A Segurança Social instaurou, entre março de 2014 e dezembro de 2015, 1124 processos de contraordenação com multas no valor de 15 milhões de euros a lares e creches.

O jornal Correio da Manhã avança que, no ano passado, foram encerrados 91 lares de idosos e 17 creches.

Segundo os últimos dados oficiais, a Segurança Social fiscalizou 680 lares e dos 91 encerrados, 13 foram fechados de urgência por perigo eminiente para a saúde e integridade dos utentes.

Em comparação com 2014 foram realizadas mais 37 fiscalizações e mais oito encerramentos com situações mais graves.

Relativamente às creches, foram fiscalizadas 281 no ano passado e, em 2014, tinham sido feitas 68 inspeções e mais sete encerramentos.

  • ASAE não encontrou nada que impeça instituição de Alfragide de funcionar
    2:12

    País

    Mais de 50 crianças e cerca de duas dezenas de adultos foram assistidos em hospitais da Grande Lisboa, devido a uma intoxicação alimentar numa escola e lar de idosos de Alfragide. A instituição gerida pela Santa Casa da Misericórdia fez saber que vai funcionar normalmente esta quarta-feira, depois de uma vistoria das autoridades de saúde e da ASAE nada ter encontrado que o impedisse. Na origem da intoxicação alimentar terá estado o bacalhau servido ao almoço a cerca de 500 pessoas. A SIC falou com a mãe de uma das crianças, Paula Santos.

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.