sicnot

Perfil

País

Ministro do Ambiente anuncia fim da fusão na captação de água em alta

O ministro do Ambiente anunciou hoje a reversão da fusão dos sistemas de captação de água em alta decidida pelo anterior Governo "contra a vontade das autarquias", apontando o regresso à atividade da Águas de Douro e Paiva.

"Fica claro, no que diz respeito à captação de água em alta, a reversão dos sistemas fundidos contra a vontade das autarquias. Voltará a existir, no que diz respeito ao Porto, a Águas de Douro e Paiva. Outros sistemas podem manter-se como estão, se for essa a vontade das autarquias", afirmou João Pedro Matos Fernandes, à margem da inauguração do novo balcão de atendimento da empresa Águas do Porto.

Integrada na reestruturação do setor da água, a agregação de sistemas de abastecimento de água em alta foi levada a cabo pelo anterior Governo PSD/CDS, que decidiu unir os 19 sistemas multimunicipais em apenas cinco empresas (Águas do Norte, Águas do Centro Litoral, Águas de Lisboa e Vale do Tejo e as já existentes Águas do Alentejo e Águas do Algarve).

  • Governo quer reduzir gastos com papel na função pública
    1:08

    Economia

    O Governo proibiu a livre utilização das impressoras pelos funcionários públicos. O ministro das Finanças quer assim reduzir em 20% a despesa em consumo de papel e, ao mesmo tempo, minimizar a perigosidades dos resíduos produzidos com as impressoras, no Estado.