sicnot

Perfil

País

Apreensão de 1.620 kg de haxixe em operação da GNR e Guardia Civil

A GNR anunciou hoje a apreensão, na noite de quarta-feira, de uma embarcação com 1.320 quilos de haxixe que navegava no mar, em direção ao rio Guadiana, tendo os seus tripulantes fugido para Espanha a nado.

Arquivo

Arquivo

LUSA

Os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) perseguiram também uma segunda embarcação, de menores dimensões, que foi abandonada no areal da praia de Isla Canela, em Espanha.

A força militar portuguesa informou prontamente a Guardia Civil espanhola, que se deslocou ao local para apreender esta embarcação, com 300 quilos haxixe no seu interior.

O comandante do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, Bruno Cordeiro, disse à Lusa que se tratou da primeira apreensão deste tipo feita em 2016.

Segundo a GNR, a operação que levou às apreensões começou quando "os militares da GNR se aperceberam de que uma embarcação vinda de sul navegava de luzes apagadas e com rumo à barra do rio Guadiana".

No total, foram apreendidos cerca de 1.620 quilos de haxixe: 41 fardos (1.320 quilos) pela GNR e nove fardos (300 quilos) pela Guardia Civil.

A embarcação apreendida pelos portugueses é um barco utilizado normalmente na pesca desportiva e tem 7,70 metros e um motor fora de bordo de 200 cavalos.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.