sicnot

Perfil

País

Caravela portuguesa avistada no Guincho

Na manhã desta segunda-feira foi avistada uma caravela portuguesa na praia do Guincho, em Cascais. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera revela que já no dia 11 de janeiro tinha sido encontrado, no mesmo local e pela mesma pessoa, um organismo venenoso idêntico.

Avistamentos destes não são vulgares na costa continental, pelo que esta ocorrência em fevereiro já foi considerada rara, ao nível da Península Ibérica. Atribui-se às mudanças climáticas o aparecimento da caravela-portuguesa em locais menos habituais.

Estes animais, que habitam águas quentes e temperadas, têm pequenos tentáculos que largam um veneno forte. Quando tocados, provocam reação cutânea e dor intensa.

  • As zonas de guerra que o fogo deixou
    3:13

    País

    A chuva finalmente ajudou na luta contra as chamas e o que fica agora é um cenário de devastação no norte e centro do país. Morreram 37 pessoas, arderam centenas de casas e empresas e há críticas severas à falta de meios.

  • CDS avança com moção de censura ao Governo

    País

    A líder do CDS anunciou hoje que o partido vai apresentar uma moção de censura ao Governo, na sequência dos incêndios que fizeram 37 mortos desde domingo, quatro meses depois da tragédia de Pedrógão Grande.

    Em atualização

  • O mapa das vítimas dos incêndios
    1:19

    País

    Aumentou para 37 o número de mortes na sequência dos fogos que assolaram a zona Centro do país desde o fim de semana. Feridos são pelo menos 71. Atualizamos aqui o mapa, segundo o último balanço da Proteção Civil.

  • Visto do céu, Portugal é um país que se vestiu de negro
    3:28
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06
  • Há uma semana que as florestas ardem na Califórnia
    1:34