sicnot

Perfil

País

Nove distritos sob aviso amarelo, vem aí vento e chuva forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje nove distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, aguaceiros, que podem ser de granizo, e agitação marítima.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Dylan Martinez / Reuters

O IPMA colocou os distritos de Braga, Porto, Viseu, Vila Real e Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à previsão de vento, que nas terras altas será de sudoeste com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora e também de precipitação dado que são esperados aguaceiros, por vezes fortes, que podem ser de granizo.

O aviso nestes quatro distritos vai vigorar entre as 15:00 e as 21:00 de hoje.

Já os distritos da Guarda, Castelo Branco e Aveiro vão estar sob aviso amarelo, igualmente entre as 15:00 e as 21:00 de hoje, devido ao vento forte, dado que as previsões apontam para vento de sudoeste com rajadas de 100 Km/hora.

O distrito de Faro é o único do país que está sob aviso Amarelo para a agitação marítima, sendo esperadas, na costa sul, ondas de sueste com 2 a 2,5 metros, sendo válido entre as 12:00 e as 15:00 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no Algarve e no Baixo Alentejo, e possibilidade de aguaceiros fracos no Algarve a partir da tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado a forte na costa sul do Algarve e nas terras altas das regiões centro e sul até meio da tarde e formação de geada nas regiões do interior norte e centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e no Porto vão oscilar entre os 7 e os 17 graus celsius, em Vila Real entre 02 e 12, em Viseu entre 03 e 14, em Bragança entre -1 e 12, na Guarda entre 02 e 09, em Coimbra entre 06 e 18, em Castelo Branco entre 04 e 14, em Santarém entre 06 e 18, em Évora entre 04 e 14, em Beja entre 07 e 17 e em Faro entre 13 e 17.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.