sicnot

Perfil

País

Nove distritos sob aviso amarelo, vem aí vento e chuva forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje nove distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, aguaceiros, que podem ser de granizo, e agitação marítima.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Dylan Martinez / Reuters

O IPMA colocou os distritos de Braga, Porto, Viseu, Vila Real e Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à previsão de vento, que nas terras altas será de sudoeste com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora e também de precipitação dado que são esperados aguaceiros, por vezes fortes, que podem ser de granizo.

O aviso nestes quatro distritos vai vigorar entre as 15:00 e as 21:00 de hoje.

Já os distritos da Guarda, Castelo Branco e Aveiro vão estar sob aviso amarelo, igualmente entre as 15:00 e as 21:00 de hoje, devido ao vento forte, dado que as previsões apontam para vento de sudoeste com rajadas de 100 Km/hora.

O distrito de Faro é o único do país que está sob aviso Amarelo para a agitação marítima, sendo esperadas, na costa sul, ondas de sueste com 2 a 2,5 metros, sendo válido entre as 12:00 e as 15:00 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no Algarve e no Baixo Alentejo, e possibilidade de aguaceiros fracos no Algarve a partir da tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado a forte na costa sul do Algarve e nas terras altas das regiões centro e sul até meio da tarde e formação de geada nas regiões do interior norte e centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e no Porto vão oscilar entre os 7 e os 17 graus celsius, em Vila Real entre 02 e 12, em Viseu entre 03 e 14, em Bragança entre -1 e 12, na Guarda entre 02 e 09, em Coimbra entre 06 e 18, em Castelo Branco entre 04 e 14, em Santarém entre 06 e 18, em Évora entre 04 e 14, em Beja entre 07 e 17 e em Faro entre 13 e 17.

Lusa

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.