sicnot

Perfil

País

Nove distritos sob aviso amarelo, vem aí vento e chuva forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje nove distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, aguaceiros, que podem ser de granizo, e agitação marítima.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Dylan Martinez / Reuters

O IPMA colocou os distritos de Braga, Porto, Viseu, Vila Real e Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à previsão de vento, que nas terras altas será de sudoeste com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora e também de precipitação dado que são esperados aguaceiros, por vezes fortes, que podem ser de granizo.

O aviso nestes quatro distritos vai vigorar entre as 15:00 e as 21:00 de hoje.

Já os distritos da Guarda, Castelo Branco e Aveiro vão estar sob aviso amarelo, igualmente entre as 15:00 e as 21:00 de hoje, devido ao vento forte, dado que as previsões apontam para vento de sudoeste com rajadas de 100 Km/hora.

O distrito de Faro é o único do país que está sob aviso Amarelo para a agitação marítima, sendo esperadas, na costa sul, ondas de sueste com 2 a 2,5 metros, sendo válido entre as 12:00 e as 15:00 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no Algarve e no Baixo Alentejo, e possibilidade de aguaceiros fracos no Algarve a partir da tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado a forte na costa sul do Algarve e nas terras altas das regiões centro e sul até meio da tarde e formação de geada nas regiões do interior norte e centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e no Porto vão oscilar entre os 7 e os 17 graus celsius, em Vila Real entre 02 e 12, em Viseu entre 03 e 14, em Bragança entre -1 e 12, na Guarda entre 02 e 09, em Coimbra entre 06 e 18, em Castelo Branco entre 04 e 14, em Santarém entre 06 e 18, em Évora entre 04 e 14, em Beja entre 07 e 17 e em Faro entre 13 e 17.

Lusa

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.