sicnot

Perfil

País

Proteção Civil avisa população para queda de neve, vento e agitação marítima

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje a população para a adoção de medidas preventivas devido às previsões meteorológicas de neve, vento e agitação marítima para o fim de semana, em especial nas regiões do norte e centro.

PAULO NOVAIS

Em comunicado, a ANPC refere que está previsto um agravamento das condições meteorológicas para sábado e madrugada de domingo, em especial nas regiões a norte do rio Tejo, do Minho e Douro litoral.

Segundo a ANPC, que cita o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os aguaceiros podem ser forte, em particular nas regiões do norte e centro, e o vento vai soprar de moderado a forte, especialmente no litoral e terras altas, onde existe a possibilidade de fenómenos extremos no sábado.

O IPMA prevê ainda queda de neve acima dos 800 metros nas serras da região norte e acima dos 1.200 metros na serra da Estrela e a agitação marítima será forte na costa ocidental.

Tendo em conta as previsões meteorológicas, a Proteção Civil alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, além da possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis.

A ANPC chama também a atenção para inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte e possíveis acidentes na orla costeira.

Como medidas preventivas, a Proteção Civil recomenda à população para adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias, não atravessar zonas inundadas e desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais.

A ANPC aconselha ainda à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, além de não praticar atividades relacionadas com o mar.

CMP // SO

Lusa/fim

NewsSubjects:- Meteo - Alertas - Boletim meteorológico - Organizações de socorro

20160205T151113

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e, a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.