sicnot

Perfil

País

José Veiga interrogado hoje no Tribunal de Instrução Criminal

O empresário José Veiga vai ser interrogado hoje no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa. Ontem foi a vez de Paulo Santana Lopes, outro dos três detidos. São suspeitos de corrupção, tráfico de influências e fraude fiscal entre outros crimes.

Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa

Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa

Esta manhã, os advogados garantiram aos jornalistas que os seus clientes vão colaborar com a justiça, falar a verdade e esclarecer as dúvidas levantadas pela investigação.

Na origem da investigação está uma carta rogatória enviada pelas autoridades francesas para Portugal em 2014, no âmbito do combate ao branqueamento de capitais e criminalidade financeira.

Pediam a colaboração da Polícia Judiciária, para seguir o rasto a milhões de euros, que nos últimos anos, terão transitado da República do Congo para contas nacionais, alegadamente controladas pelos detidos.

O processo tem ao todo 11 arguidos. Três foram detidos: José Veiga, Paulo Santana Lopes e Maria de Jesus Barbosa, uma advogada com escritório em Cascais.

A operação Rota do Atlântico culminou esta quarta-feira com 35 buscas que envolveram 120 inspectores e 10 magistrados.

  • Governo quer reduzir gastos com papel na função pública
    1:08

    Economia

    O Governo proibiu a livre utilização das impressoras pelos funcionários públicos. O ministro das Finanças quer assim reduzir em 20% a despesa em consumo de papel e, ao mesmo tempo, minimizar a perigosidades dos resíduos produzidos com as impressoras, no Estado.