sicnot

Perfil

País

José Veiga interrogado hoje no Tribunal de Instrução Criminal

O empresário José Veiga vai ser interrogado hoje no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa. Ontem foi a vez de Paulo Santana Lopes, outro dos três detidos. São suspeitos de corrupção, tráfico de influências e fraude fiscal entre outros crimes.

Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa

Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa

Esta manhã, os advogados garantiram aos jornalistas que os seus clientes vão colaborar com a justiça, falar a verdade e esclarecer as dúvidas levantadas pela investigação.

Na origem da investigação está uma carta rogatória enviada pelas autoridades francesas para Portugal em 2014, no âmbito do combate ao branqueamento de capitais e criminalidade financeira.

Pediam a colaboração da Polícia Judiciária, para seguir o rasto a milhões de euros, que nos últimos anos, terão transitado da República do Congo para contas nacionais, alegadamente controladas pelos detidos.

O processo tem ao todo 11 arguidos. Três foram detidos: José Veiga, Paulo Santana Lopes e Maria de Jesus Barbosa, uma advogada com escritório em Cascais.

A operação Rota do Atlântico culminou esta quarta-feira com 35 buscas que envolveram 120 inspectores e 10 magistrados.

  • " A melhoria das contas públicas não foi feita à custa dos portugueses"
    1:30

    País

    Numa espécie de balaço deste ano e meio de governação, o primeiro-ministro voltou a assinalar voltou a assinalar a redução do défice e as melhorias nas contas públicas. Num jantar com militantes em Coimbra, António Costa garantiu ainda que a "verdadeira reforça do Estado avança até ao final desta legislatura, que é a Descentralização.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.