sicnot

Perfil

País

José Veiga interrogado hoje no Tribunal de Instrução Criminal

O empresário José Veiga vai ser interrogado hoje no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa. Ontem foi a vez de Paulo Santana Lopes, outro dos três detidos. São suspeitos de corrupção, tráfico de influências e fraude fiscal entre outros crimes.

Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa

Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa

Esta manhã, os advogados garantiram aos jornalistas que os seus clientes vão colaborar com a justiça, falar a verdade e esclarecer as dúvidas levantadas pela investigação.

Na origem da investigação está uma carta rogatória enviada pelas autoridades francesas para Portugal em 2014, no âmbito do combate ao branqueamento de capitais e criminalidade financeira.

Pediam a colaboração da Polícia Judiciária, para seguir o rasto a milhões de euros, que nos últimos anos, terão transitado da República do Congo para contas nacionais, alegadamente controladas pelos detidos.

O processo tem ao todo 11 arguidos. Três foram detidos: José Veiga, Paulo Santana Lopes e Maria de Jesus Barbosa, uma advogada com escritório em Cascais.

A operação Rota do Atlântico culminou esta quarta-feira com 35 buscas que envolveram 120 inspectores e 10 magistrados.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02