sicnot

Perfil

País

José Veiga interrogado hoje no Tribunal de Instrução Criminal

O empresário José Veiga vai ser interrogado hoje no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa. Ontem foi a vez de Paulo Santana Lopes, outro dos três detidos. São suspeitos de corrupção, tráfico de influências e fraude fiscal entre outros crimes.

Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa

Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa

Esta manhã, os advogados garantiram aos jornalistas que os seus clientes vão colaborar com a justiça, falar a verdade e esclarecer as dúvidas levantadas pela investigação.

Na origem da investigação está uma carta rogatória enviada pelas autoridades francesas para Portugal em 2014, no âmbito do combate ao branqueamento de capitais e criminalidade financeira.

Pediam a colaboração da Polícia Judiciária, para seguir o rasto a milhões de euros, que nos últimos anos, terão transitado da República do Congo para contas nacionais, alegadamente controladas pelos detidos.

O processo tem ao todo 11 arguidos. Três foram detidos: José Veiga, Paulo Santana Lopes e Maria de Jesus Barbosa, uma advogada com escritório em Cascais.

A operação Rota do Atlântico culminou esta quarta-feira com 35 buscas que envolveram 120 inspectores e 10 magistrados.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.