sicnot

Perfil

País

GNR regista 463 acidentes e um morto desde início da operação Carnaval

A GNR registou, entre sexta-feira e domingo, 463 acidentes, um morto e oito feridos graves, no âmbito da operação "Carnaval 2016", que se realiza até terça-feira, indicam dados provisórios da corporação.

A operação "Spring Break" termina no dia 28.(Arquivo)

A operação "Spring Break" termina no dia 28.(Arquivo)

SIC

O oficial de operações no comando-geral da GNR adiantou à agência Lusa que o morto foi resultado do acidente que hoje de madrugada se registou no Montijo.

A GNR está a realizar, desde as 00:00 de sexta-feira, a operação "Carnaval 2016", tendo reforçado o patrulhamento e a fiscalização rodoviária nas vias mais críticas, especialmente nas estradas que convergem aos locais onde tradicionalmente ocorrem festividades carnavalescas.

Durante a operação, que termina às 24:00 de terça-feira, a GNR realiza ações de fiscalização com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária, estando os militares especialmente atentos aos excessos de velocidade, condução sob influência de álcool e de substâncias psicotrópicas, além da não-utilização do cinto de segurança, uso do telemóvel durante a condução e falta de carta de condução.

No âmbito da operação, os militares da Guarda Nacional Republicana fiscalizaram, entre sexta-feira e as 14:00 de hoje, 9.527 condutores, dos quais 120 foram detidos por conduzirem com excesso de álcool e 18 por falta de habilitação legal para conduzir, adiantou o oficial de operações.

Segundo a GNR, foram também apanhados 1.121 condutores em excesso de velocidade e 327 com uma taxa de álcool superior ao permitido por lei.

A GNR registou ainda, entre sexta-feira e hoje, 2.833 contraordenações ao Código da Estrada, 183 das quais por falta de cinto de segurança ou cadeirinhas para crianças.

Na operação "Carnaval 2015" registaram-se 942 acidentes, três mortos, 10 feridos graves e 255 feridos ligeiros.

Lusa

  • PSP sensibiliza alunos contra o uso das bombas de Carnaval
    2:40

    É Carnaval

    A PSP esteve esta manhã numa escola de Vila Real a alertar os alunos para o perigo das bombas de Carnaval. Os jovens ficaram sensibilizados quando viram as possíveis consequências das brincadeiras com engenhos explosivos. As autoridades dizem desta forma têm conseguido reduzir significativamente o número de acidentes.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.