sicnot

Perfil

País

BE considera prematuro falar em entendimentos parlamentares sobre eutanásia

BE considera prematuro falar em entendimentos parlamentares sobre eutanásia

Perante a hipótese de o PS avançar com uma iniciativa legislativa sobre a eutanásia, José Manuel Pureza, do Bloco de Esquerda, afirma que é prematuro falar em eventuais entendimentos parlamentares e que "a força que uma solução legislativa tiver, é a força que a sociedade lhe der".

  • PS disponível para debate sobre eutanásia

    País

    O PS manifestou hoje abertura ao debate sobre a eutanásia mas ressalvou que essa discussão foi desencadeada pela sociedade civil e está ainda numa fase embrionária, rejeitando "soluções em cima do joelho".

  • Manifesto pela eutanásia em Portugal
    2:22

    Eutanásia

    A eutanásia tem sido assunto tabu em Portugal. Surge agora um grupo organizado que defende a legalização da chamada morte assistida por médicos. O movimento lançou um manifesto que é assinado por políticos de partidos da esquerda e da direita, por médicos, advogados e muitos outras personalidades.

  • Legalização da eutanásia poderá ir a referendo
    3:23

    Eutanásia

    Está lançada a discussão sobre um eventual referendo à legalização da eutanásia. À Esquerda, PS e Bloco de Esquerda rejeitam a hipótese de referendo e o PCP não comenta. À Direita, o PSD admite uma reflexão sobre o tema e o CDS não fecha a porta ao referendo.

  • Bélgica, Luxemburgo e Holanda são os países na Europa que permitem a eutanásia
    3:11

    Mundo

    Em Portugal está lançado o debate sobre um eventual referendo à despenalização da eutanásia. Na União Europeia a morte assistida é permitida na Bélgica, Luxemburgo e Holanda. A prática é legal na Bélgica desde 2002 e em 2014 foi alargada a menores, passando a ser o único país onde adultos e crianças têm direito a morte assistida sempre em casos de doença terminal. Na Holanda o parlamento aprovou a despenalização da morte assistida em abril de 2002. E só sete anos depois é que o Luxemburgo aprovou a despenalização, mas para tal teve de alterar a Constituição para poder tirar poder de veto ao Grão-duque, que ameaçou não promulgar a lei. Na Colômbia e em alguns estados norte-americanos, a eutanásia é encarada como o direito a morrer com dignidade. Já na Bósnia ou na Sérvia, esta prática é punida como homicídio.

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • "Precisamos de uma melhor zona Euro"
    0:30