sicnot

Perfil

País

PR condecora oito ex-governantes, entre os quais Vítor Gaspar

O Presidente da República vai condecorar sexta-feira oito antigos governantes, entre os quais os antigos ministros das Finanças Vítor Gaspar e Luís Campos e Cunha e os ex-ministros da Educação Nuno Crato e Maria de Lurdes Rodrigues.

A cerimónia de condecoração decorrerá pelas 16:00 de sexta-feira, no Palácio de Belém.

A cerimónia de condecoração decorrerá pelas 16:00 de sexta-feira, no Palácio de Belém.

© Rafael Marchante / Reuters

Segundo fonte oficial de Belém, na cerimónia serão ainda agraciados o ex-ministro da Economia Álvaro Santos Pereira, o antigo titular das pastas das Finanças e da Segurança Social António Bagão Felix, o antigo ministro da Saúde Paulo Macedo e ex-ministro da Administração Interna Rui Pereira.

Os oito antigos ministros serão condecorados sexta-feira com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

O antigo ministro da Economia António Pires de Lima será igualmente agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, mas receberá as insígnias posteriormente, por se encontrar ausente no estrangeiro na sexta-feira.

De acordo com a página das Ordens Honoríficas Portuguesasna internet, a Ordem do Infante D. Henrique destina-se "a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores".

A cerimónia de condecoração decorrerá pelas 16:00 de sexta-feira, no Palácio de Belém.

Lusa

  • Diretor da PSP condecorado por Cavaco Silva

    País

    O Presidente da República dedica hoje o dia ao distrito de Santarém, que começa com uma ida à Escola Prática de Polícia, da PSP, em Torres Novas, e termina com três visitas no concelho de Rio Maior.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.