sicnot

Perfil

País

Pistas de esqui da Serra da Estrela com prejuízo de meio milhão

As pistas de esqui da Serra da Estrela ainda não abriram este inverno, devido à falta de neve, o que já causou um prejuízo superior a meio milhão de euros, disse hoje o diretor-geral da estância.

A estância na Serra da Estrela está encerrada há 70 dias, enquanto que no ano passado já contava com 58 dias de funcionamento.

A estância na Serra da Estrela está encerrada há 70 dias, enquanto que no ano passado já contava com 58 dias de funcionamento.

© Rafael Marchante / Reuters

"Reportando-nos ao último ano, e sem termos em conta as perspetivas de crescimento que tínhamos para 2016, estamos seguramente a falar de mais de meio milhão de euros de prejuízo", afirmou Carlos Varandas, em declarações à agência Lusa.

O responsável explicou que as poucas vezes que caiu neve na Serra da Estrela, na Covilhã, distrito de Castelo Branco, não foi em quantidade suficiente para pôr a funcionar as pistas e que, além disso, as temperaturas que se têm registado também não permitiram recorrer à produção de neve de cultura (artificial).

"Temos condições técnicas para fazê-lo, mas com temperaturas elevadas como as deste ano torna-se impossível", acrescentou.

Segundo Carlos Varandas, a estância, que deveria ter aberto no início de dezembro, já conta com 70 dias de encerramento, quando no último ano, por esta altura, tinha registado 58 dias de funcionamento.

"É efetivamente um ano para esquecer, porque, mesmo que ainda consigamos abrir, já não há forma de compensar o que está para trás", lamentou.

Este ano, lembrou, a Turistrela, empresa concessionária do turismo e desportos de inverno na Serra da Estrela, que é proprietária da estância, levou a cabo um conjunto de "melhorias significativas", num investimento global de cerca de 700 mil euros.

Um investimento que dotou a estância de novos meios mecânicos e estruturas e que deveria contribuir para aumentar o número de praticantes de esqui, sendo que o objetivo traçado era o de passar a meta dos 30 mil esquiadores registados na última época e chegar aos 50 mil.

A estância de esqui da Serra da Estrela está localizada em pleno maciço central da montanha e tem 19 pistas de esqui com diferentes graus de dificuldade.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.