sicnot

Perfil

País

Rui Reis é o primeiro cientista português na Academia de Engenharia dos EUA

O cientista e vice-reitor da Universidade do Minho Rui Reis é o primeiro português eleito para a Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos, distinção considerada "um dos maiores reconhecimentos" a nível mundial, informou hoje a academia minhota.

Rui Reis é vice-reitor e cientista da Universidade do Minho e lidera o Grupo 3B's e o Laboratório Associado ICVS/3B's.

Rui Reis é vice-reitor e cientista da Universidade do Minho e lidera o Grupo 3B's e o Laboratório Associado ICVS/3B's.

Em comunicado a Universidade do Minho (UMinho) adianta que o cientista português, que lidera o Grupo 3B's e o Laboratório Associado ICVS/3B´s, "foi reconhecido pelas suas contribuições para os biomateriais e engenharia de tecidos em medicina regenerativa".

Segundo a academia minhota, a eleição para a Academia Nacional de Engenharia dos EUA, revelada hoje em comunicado pela instituição norte-americana, "é considerada um dos maiores reconhecimentos a nível mundial que pode ser atribuído a um engenheiro" surgindo "normalmente como um reconhecimento de uma vida ou de uma carreira" pelo que a idade média dos membros da Academia ronda os 70, Rui Reis tem 48.

A eleição, feita anualmente, "reconhece aqueles que fizeram as mais destacadas contribuições para a prática, investigação e educação em Engenharia, incluindo sempre que apropriado as contribuições para a literatura da especialidade".

O objetivo é também, explana o texto, "homenagear aqueles que foram pioneiros em abrir novos campos da tecnologia, que promoveram avanços consideráveis nas áreas tradicionais da Engenharia, ou que desenvolveram/implementaram abordagens inovadoras para a Educação em Engenharia".

Rui Reis está, assim, entre os 22 novos membros estrangeiros e os 80 norte-americanos eleitos este ano, pelo que a academia passa a contar com 2275 membros dos EUA e 232 de outros países.

Os novos membros serão nomeados oficialmente durante uma cerimónia a realizar em Washington, em outubro de 2016, durante o encontro Anual da academia.

Lusa

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.