sicnot

Perfil

País

Sessão de "strip" na sede da Junta abre polémica em freguesia de Barcelos

O ex-presidente da Junta de Freguesia de Alvito S. Pedro, em Barcelos, insurgiu-se hoje contra a realização de uma sessão de striptease no salão daquela autarquia, sublinhando que foi uma iniciativa "absurda e indigna".

O espetáculo foi promovido pelo Grupo Recreativo e Cultural de Alvito S. Pedro para animar o Carnaval na freguesia.

O espetáculo foi promovido pelo Grupo Recreativo e Cultural de Alvito S. Pedro para animar o Carnaval na freguesia.

© Jason Reed / Reuters

"Não tenho nada contra o striptease em si, mas tenho tudo contra o facto de terem escolhido o edifício da junta para a sua realização", disse à Lusa José Silva, que foi presidente daquela autarquia durante 28 anos, até às últimas autárquicas, eleito pelo PS.

O espetáculo foi promovido pelo Grupo Recreativo e Cultural de Alvito S. Pedro, na noite de sexta-feira, para animar o Carnaval na freguesia.

Aquele grupo tem, desde 1998, um contrato de comodato com a junta, válido por 50 anos, para ali instalar a sua sede.

"Uma coisa é a sede, que é apenas utilizada pelo grupo, outra coisa é o salão, que pode ser utilizado por todos, desde grupos, escolas, associações de pais e junta de freguesia", sublinhou o ex-autarca.

José Silva garantiu que vai levar o assunto à próxima Assembleia de Freguesia, para tentar evitar que se voltem a repetir "espetáculos do género" num edifício público.

"Há muita gente na freguesia indignada e com toda a razão, foi uma ideia absurda e indigna", sublinhou.

Contactada pela Lusa, a atual presidente da União de Freguesias de Alvito (S. Pedro e S. Martinho) e Couto disse que o grupo tem, ao abrigo do referido contrato de comodato, "toda a liberdade" para lá promover as iniciativas "que bem entender".

"A junta não pode, obviamente, interferir no plano de atividades do grupo", acrescentou Paula Belchior (PSD/CDS), para quem a polémica levantada à volta do striptease "não passa de uma tentativa de aproveitamento político".

No entanto, Paula Belchior acrescentou que o seu executivo "está aberto" para discutir um eventual "reajustamento" do texto do contrato de comodato, se alguém apresentar uma proposta nesse sentido.

"O contrato foi assinado pelo meu antecessor, o mesmo que agora vem levantar a polémica", assinalou, vincando que a contestação ao show de striptease "se restringe" a não mais de meia dúzia de pessoas.

A Lusa contactou igualmente o presidente do Grupo Recreativo e Cultural de Alvito S. Pedro, Zacarias Leiras, que também desvalorizou as críticas e as atribuiu a motivações políticas.

Leiras lembrou que ele próprio já foi candidato à Junta de Alvito S. Pedro contra José Silva e admitiu que isso "possa ter deixado algumas marcas", mas vincou que a contestação ao "strip" não passa "de uma guerra de um homem só".

"O strip foi masculino e feminino, tivemos lá uma 70 a 80 pessoas, incluindo casais, e toda a gente se mostrou agradada com o espetáculo", assegurou.

Admitiu ainda que as críticas possam ter a ver com "algum preconceito" em relação a iniciativas "um bocadinho mais arrojadas ou fora do comum para um determinado meio".

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.