sicnot

Perfil

País

Caudal do Douro a nível "normal" e do Águeda "a baixar"

O rio Douro não registou cheias esta madrugada, ao contrário do que estava previsto, disse hoje à Lusa a Proteção Civil, indicando também que em Águeda o nível das águas está a baixar.

Águeda

Águeda

PAULO NOVAIS

Ao início da madrugada, a Proteção Civil do Porto previu que fossem ocorrer cheias no Douro pelas 6:00, elegendo Postigo do Carvão, Miragaia e o Cais da Ribeira como os pontos mais críticos.

No entanto, pelas 6:10, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto indicou à Lusa que "o caudal do rio está normal, não houve transbordo".

Informação semelhante foi transmitida pelo CDOS de Viana do Castelo: "Não há nenhuma informação de cheias, nem galgamento das margens dos rios, tanto do Lima como do Minho. Estamos a aguardar, para já nada de especial".

Em Águeda, que na sexta-feira sofreu as maiores cheias dos últimos anos, "o rio está a baixar", informou Luís Gonçalves, do CDOS de Aveiro, indicando que, ainda assim, se mantêm cortadas estradas no centro de Águeda, em Albergaria e Anadia.

A Proteção Civil aguarda agora pelo desenvolvimento da situação: "Neste momento o rio está a baixar, mas não quer dizer que se mantenha. Tem estado toda a noite a chover, vamos ver o que nos reserva o dia, consoante as descargas das barragens".

Segundo Luís Gonçalves, desde sexta-feira até ao início da manhã de hoje foram registadas 62 ocorrências no distrito de Aveiro, "entre inundações e quedas de árvores".

Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão, até ao final do dia de hoje, sob 'Aviso Laranja' devido a chuva persistente e por vezes forte.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.