sicnot

Perfil

País

Registadas mais de 450 ocorrências devido ao mau tempo esta sexta-feira

A Autoridade Nacional da Proteção Civil informou hoje que entre as 00:00 de sexta-feira e as 00:00 de sábado registou 458 ocorrências em todo o país, relacionadas com episódios de mau tempo.

Quarteira / Jonatan Lopes / Eu Repórter

Quarteira / Jonatan Lopes / Eu Repórter

"Desde as 00:00 de sexta-feira até às 00:00 de sábado, registámos no território do continente 458 ocorrências relacionadas com episódios de mau tempo, sobretudo com inundações e deslizamentos de terra", disse à agência Lusa Carlos Guerra, adjunto de operações da Proteção Civil.

Segundo Carlos Guerra, o distrito mais atingido foi o de Coimbra, seguido do de Aveiro e do Porto.

"Registamos estradas cortadas no distrito de Viana, Coimbra, Viseu, Aveiro e Porto. O distrito com mais estradas cortadas é o de Aveiro, sobretudo na zona de Águeda, Estarreja e Albergaria", afirmou Carlos Guerra.

O adjunto de operação da Proteção Civil disse também que o mau tempo e a precipitação persistente que se tem vindo a verificar, sobretudo no norte, provocou o transbordo de alguns rios, nomeadamente do Lima e do Vouga, que provocaram inundações na zona de Águeda e Ponte de Lima.

Em relação ao rio Douro e Mondego, Carlos Guerra disse que podem "vir a dar problemas" durante a madrugada e dia de hoje e que a situação está a ser monitorizada e acompanhada pelos serviços municipais de proteção civil.

Carlos Guerra alertou para a agitação marítima, que "está muito forte", estando previstas ondas entre os quatro e os 11 metros de altura em alguma zonas.

O adjunto de operações da Proteção Civil disse que a circulação na linha ferroviária da Beira Alta, interrompida devido a uma inundação na zona de Mortágua, já foi restabelecida durante a noite.

Carlos Guerra alertou também para a descida da temperatura no domingo e a possibilidade de queda de neve nas quotas a partir dos 400 metros de altura.

Chuva e vento fortes, agitação marítima e descida das temperaturas mínimas e máximas vão marcar tempo no fim de semana em Portugal continental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.