sicnot

Perfil

País

Registadas mais de 450 ocorrências devido ao mau tempo esta sexta-feira

A Autoridade Nacional da Proteção Civil informou hoje que entre as 00:00 de sexta-feira e as 00:00 de sábado registou 458 ocorrências em todo o país, relacionadas com episódios de mau tempo.

Quarteira / Jonatan Lopes / Eu Repórter

Quarteira / Jonatan Lopes / Eu Repórter

"Desde as 00:00 de sexta-feira até às 00:00 de sábado, registámos no território do continente 458 ocorrências relacionadas com episódios de mau tempo, sobretudo com inundações e deslizamentos de terra", disse à agência Lusa Carlos Guerra, adjunto de operações da Proteção Civil.

Segundo Carlos Guerra, o distrito mais atingido foi o de Coimbra, seguido do de Aveiro e do Porto.

"Registamos estradas cortadas no distrito de Viana, Coimbra, Viseu, Aveiro e Porto. O distrito com mais estradas cortadas é o de Aveiro, sobretudo na zona de Águeda, Estarreja e Albergaria", afirmou Carlos Guerra.

O adjunto de operação da Proteção Civil disse também que o mau tempo e a precipitação persistente que se tem vindo a verificar, sobretudo no norte, provocou o transbordo de alguns rios, nomeadamente do Lima e do Vouga, que provocaram inundações na zona de Águeda e Ponte de Lima.

Em relação ao rio Douro e Mondego, Carlos Guerra disse que podem "vir a dar problemas" durante a madrugada e dia de hoje e que a situação está a ser monitorizada e acompanhada pelos serviços municipais de proteção civil.

Carlos Guerra alertou para a agitação marítima, que "está muito forte", estando previstas ondas entre os quatro e os 11 metros de altura em alguma zonas.

O adjunto de operações da Proteção Civil disse que a circulação na linha ferroviária da Beira Alta, interrompida devido a uma inundação na zona de Mortágua, já foi restabelecida durante a noite.

Carlos Guerra alertou também para a descida da temperatura no domingo e a possibilidade de queda de neve nas quotas a partir dos 400 metros de altura.

Chuva e vento fortes, agitação marítima e descida das temperaturas mínimas e máximas vão marcar tempo no fim de semana em Portugal continental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.