sicnot

Perfil

País

Registadas mais de 450 ocorrências devido ao mau tempo esta sexta-feira

A Autoridade Nacional da Proteção Civil informou hoje que entre as 00:00 de sexta-feira e as 00:00 de sábado registou 458 ocorrências em todo o país, relacionadas com episódios de mau tempo.

Quarteira / Jonatan Lopes / Eu Repórter

Quarteira / Jonatan Lopes / Eu Repórter

"Desde as 00:00 de sexta-feira até às 00:00 de sábado, registámos no território do continente 458 ocorrências relacionadas com episódios de mau tempo, sobretudo com inundações e deslizamentos de terra", disse à agência Lusa Carlos Guerra, adjunto de operações da Proteção Civil.

Segundo Carlos Guerra, o distrito mais atingido foi o de Coimbra, seguido do de Aveiro e do Porto.

"Registamos estradas cortadas no distrito de Viana, Coimbra, Viseu, Aveiro e Porto. O distrito com mais estradas cortadas é o de Aveiro, sobretudo na zona de Águeda, Estarreja e Albergaria", afirmou Carlos Guerra.

O adjunto de operação da Proteção Civil disse também que o mau tempo e a precipitação persistente que se tem vindo a verificar, sobretudo no norte, provocou o transbordo de alguns rios, nomeadamente do Lima e do Vouga, que provocaram inundações na zona de Águeda e Ponte de Lima.

Em relação ao rio Douro e Mondego, Carlos Guerra disse que podem "vir a dar problemas" durante a madrugada e dia de hoje e que a situação está a ser monitorizada e acompanhada pelos serviços municipais de proteção civil.

Carlos Guerra alertou para a agitação marítima, que "está muito forte", estando previstas ondas entre os quatro e os 11 metros de altura em alguma zonas.

O adjunto de operações da Proteção Civil disse que a circulação na linha ferroviária da Beira Alta, interrompida devido a uma inundação na zona de Mortágua, já foi restabelecida durante a noite.

Carlos Guerra alertou também para a descida da temperatura no domingo e a possibilidade de queda de neve nas quotas a partir dos 400 metros de altura.

Chuva e vento fortes, agitação marítima e descida das temperaturas mínimas e máximas vão marcar tempo no fim de semana em Portugal continental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07