sicnot

Perfil

País

Circulação de comboios reposta entre Aveiro e Estarreja

A circulação de comboios na via sul-norte entre Aveiro e Estarreja foi hoje reposta pelo meio-dia, depois de ter estado interrompida devido ao mau tempo, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

PAULO NOVAIS

Em comunicado, a empresa informa que ainda se encontra suspensa a circulação ferroviária na linha da Beira Alta, por falta de energia entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal.

Está ainda interrompida, sem previsão de reposição, a circulação nos troços Alfarelos e Taveiro, na linha do Norte, por inundação da via.

Também na linha do Vouga continua interrompida a circulação de comboios entre Aveiro e Eirol, por inundação da via e uma vez que foi afetada a infraestrutura de suporte.

A IP refere que as situações nas linhas do Norte e do Vouga se devem ainda prolongar, aguardando-se a descida do nível das águas para se repor a circulação.

Quanto à linha do Douro, foi reativada a circulação no sábado à noite, mas ainda há limitações de velocidade nalgumas zonas, segundo disse à agência Lusa fonte oficial da IP.

Relativamente às estradas, há um corte na estrada nacional (EN) 205 na Póvoa do Lenhoso e na EN 205-5 em Terras de Bouro, neste último caso com previsão de circulação restabelecida até ao final da noite de hoje.

A EN 222 junto a Resende está também cortada em dois locais, aos quilómetros 96 e 116.

Está também cortado o IC3 -- variante da Portela - devido a inundação e a circulação faz-se pelas vias coletoras.

O IC2 encontra-se condicionado na zona da Arrifana, havendo uma imposição de redução da velocidade.

Na EN 342 há condicionamento de via e a EN 111 na zona de Adémia encontra-se cortada devido à subida das águas.

Foi entretanto restabelecido o trânsito na EN 2010 em Melgaço e também na EN 230 junto ao entroncamento com a estrada regional 342.

Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN, liderado por Luis Ribeiro, deu início à leitura do acórdão pelas 10:30, com quatro arguidos ausentes do tribunal, entre os quais Oliveira Costa. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.