sicnot

Perfil

País

Circulação de comboios reposta entre Aveiro e Estarreja

A circulação de comboios na via sul-norte entre Aveiro e Estarreja foi hoje reposta pelo meio-dia, depois de ter estado interrompida devido ao mau tempo, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

PAULO NOVAIS

Em comunicado, a empresa informa que ainda se encontra suspensa a circulação ferroviária na linha da Beira Alta, por falta de energia entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal.

Está ainda interrompida, sem previsão de reposição, a circulação nos troços Alfarelos e Taveiro, na linha do Norte, por inundação da via.

Também na linha do Vouga continua interrompida a circulação de comboios entre Aveiro e Eirol, por inundação da via e uma vez que foi afetada a infraestrutura de suporte.

A IP refere que as situações nas linhas do Norte e do Vouga se devem ainda prolongar, aguardando-se a descida do nível das águas para se repor a circulação.

Quanto à linha do Douro, foi reativada a circulação no sábado à noite, mas ainda há limitações de velocidade nalgumas zonas, segundo disse à agência Lusa fonte oficial da IP.

Relativamente às estradas, há um corte na estrada nacional (EN) 205 na Póvoa do Lenhoso e na EN 205-5 em Terras de Bouro, neste último caso com previsão de circulação restabelecida até ao final da noite de hoje.

A EN 222 junto a Resende está também cortada em dois locais, aos quilómetros 96 e 116.

Está também cortado o IC3 -- variante da Portela - devido a inundação e a circulação faz-se pelas vias coletoras.

O IC2 encontra-se condicionado na zona da Arrifana, havendo uma imposição de redução da velocidade.

Na EN 342 há condicionamento de via e a EN 111 na zona de Adémia encontra-se cortada devido à subida das águas.

Foi entretanto restabelecido o trânsito na EN 2010 em Melgaço e também na EN 230 junto ao entroncamento com a estrada regional 342.

Lusa

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.