sicnot

Perfil

País

Municípios do Douro mobilizam máquinas e operacionais para limpar estragos

Dezenas de bombeiros e funcionários municipais estão hoje a proceder a operações de limpeza e desobstrução de vias em Mesão Frio, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião, onde o mau tempo provocou avultados prejuízos.

Régua

Régua

NUNO ANDRE FERREIRA

"É tanta coisa que eu nem sei fazer um balanço a isto, já que são tantas as derrocadas, tantos os muros caídos, tantas estradas. Neste momento ainda temos algumas zonas isoladas. Estamos a tentar voltar à normalidade, mas está complicado", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Mesão Frio, Alberto Pereira.

A zona sul do distrito de Vila Real foi atingida este fim de semana pela chuva intensa e vento fortes que estão a provocar estragos nestas regiões do Douro vinhateiro, de socalcos e de encostas acentuadas.

Alberto Pereira referiu que tem no terreno, "há mais de 72 horas", uma equipa permanente de oito homens, três máquinas e duas carrinhas, que estão a resolver os casos mais graves.

O autarca alertou para "uma situação muito preocupante" e disse que, entre hoje e segunda-feira, os técnicos irão fazer um "levantamento exaustivo" dos prejuízos. Adiantou, no entanto, que pondera "pedir ajuda ao Governo para enfrentar esta calamidade".

Salientou, ainda, que esta situação "vai complicar a já problemática situação financeira do município". "Não sei como vou dar resposta a isto tudo a partir de segunda-feira", desabafou.

Ao lado, no Peso da Régua, são cerca de três dezenas de pessoas, entre bombeiros e serviços municipais de proteção civil, que estão envolvidos nas operações de limpeza.

"Temos ainda muitas situações para resolver. Parou de chover mas continuam as inundações de garagens, derrocadas, deslizamentos de terras para as estradas, temos muita coisa bloqueada ainda", salientou o responsável pela proteção civil municipal, Manuel Saraiva.

Neste concelho, duas habitações foram afetadas por derrocadas, pelo que foi necessário proceder ao realojamento das famílias.

Uma das situações, que aconteceu na ribeira do Rodo, Godim, os peritos da autarquia vão proceder na segunda-feira à verificação das condições de habitabilidade desta casa onde vive um casal com duas filhas menores.

"O que sabemos é que está muita coisa estragada mas não temos condições ainda para fazer levantamentos dos prejuízos. Agora é só tentar resolver e minimizar os prejuízos e os desconfortos das pessoas. Levantamentos só a partir de segunda-feira", frisou Manuel Saraiva.

Em Santa Marta de Penaguião, o presidente da Câmara descreveu à agência Lusa um "cenário impressionante", em que a tromba de água arrastou vários patamares de vinha, principalmente nas localidades de Fontes e Sever, destruindo ainda campos agrícolas, muitos muros, caminhos rurais e estradas municipais.

"Estamos a fazer um levantamento dos estragos mas, entre danos a nível das infraestruturas públicas e dos privados, os prejuízos deverão atingir o meio milhão de euros", afirmou.

Luís Machado disse ainda que uma equipa de cerca de 20 pessoas, entre funcionários da autarquia, bombeiros e privados, estão no terreno a proceder às operações de limpeza e reparação dos danos mais prioritários.

Mais a norte do distrito é a neve que está a afetar concelhos como Vila Real, Montalegre ou Vila Pouca de Aguiar.

Segundo fonte da GNR, as principais estradas do distrito estão transitáveis, aconselhando-se, no entanto, muita precaução.

Os limpa-neves estão no terreno a proceder à limpeza das vias e a espalhar sal.

Lusa

  • Explosão no aeroporto de Damasco

    Mundo

    Uma explosão de grandes dimensões atingiu, esta manhã, o aeroporto de Damasco, na capital Síria. O ataque terá sido realizado pelas forças israelitas.

    Em atualização

  • Habitantes de Almeida barricaram-se durante seis horas em agência da CGD
    2:31

    País

    Perto de 100 pessoas estiveram esta quarta-feira barricadas na agência da Caixa Geral de Depósitos em Almeida, distrito da Guarda. O protesto contra o encerramento da agência só terminou quase seis horas depois, com a garantia que os autarcas serão recebidos na próxima terça-feira pela Administração do banco público. 

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Papa apelou à revolução da ternura
    0:52
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • Diário de John F. Kennedy vendido por 660 mil euros

    Mundo

    Um diário escrito por John F. Kennedy quando jovem, durante uma curta passagem pelo jornalismo, depois da II Guerra Mundial, foi vendido por mais de 700 mil dólares (642 mil euros), informou esta quarta-feira uma casa de leilões.