sicnot

Perfil

País

Nove barras do continente fechadas

Nove das 23 barras do continente foram fechadas à navegação devido à agitação marítima e na zona norte apenas o porto de Leixões está aberto a toda a navegação, informa a Autoridade Marítima Nacional na sua página de internet.

ANTÓNIO ARAÚJO

Desde as 21:00 de sábado, pelo menos, foram encerradas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto.

Na região norte apenas o porto de Leixões tinha a barra aberta, mas em Viana do Castelo o acesso foi condicionado, com as embarcações com mais de 30 metros a serem autorizadas a entrar ou sair da barra.

A barra da Nazaré mantém-se aberta a toda a navegação, mas mais a sul, em São Martinho do Porto, a barra foi encerrada devido ao mau tempo.

No resto do país, na zona sul e nos arquipélagos, as barras estão todas abertas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos do país sob 'Aviso Vermelho' entre hoje e segunda-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas que podem atingir os 14 metros.

Os distritos com 'Aviso Vermelho' -- o aviso mais grave do IPMA, numa escala de quatro, que indica situações meteorológicas de risco extremo - são o Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

Nos dez distritos sob aviso meteorológico laranja (o segundo mais grave aviso de uma escala de quatro) - Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga -- prevê-se chuva intensa e forte agitação marítima, com ondas com cinco a sete metros, mas que durante o dia de hoje podem vir a atingir 12 a 14 metros de altura.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42