sicnot

Perfil

País

Polícia Marítima retira seis pessoas da zona do Farol da Nazaré

Seis pessoas foram esta tarde retiradas pela Polícia Martítima da zona do Forte de S. Miguel, na Nazaré, onde ficaram retidas devido à ocorrência de ventos com mais de 100 quilómetros por hora, informou a capitania do Porto local.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

PAULO NOVAIS

"O trânsito está cortado mas as pessoas desceram a encosta a pé, até ao Forte de S. Miguel onde foram surpreendidas com ventos muito fortes e não conseguiram fazer o caminho de volta necessitando de ser resgatadas", disse à agência Lusa o comandante da Capitania da Nazaré, Gomes Agostinho.

As seis pessoas resgatadas pela Polícia Marítima têm "na maioria entre os 20 e os 30 anos, mas entre elas havia também um homem com cerca de 60 anos, que pretendia tirar uma 'selfie' (fotografia) e já não conseguiu passar do meio da encosta".

No local, onde o trânsito foi cortado para "evitar situações de perigo" sopram, segundo Gomes Agostinho, ventos "superiores a 100 quilómetros hora".

Apesar das condições "bastante adversas, há imensas pessoas a tentar chegar ao Farol, numa romaria que está a congestionar o trânsito nos acessos ao Sítio, numa atitude de grande risco para as pessoas que insistem em querer ver as ondas", lamentou o capitão do Porto.

As seis pessoas retiradas pela Polícia Marítima da estrada de acesso ao farol não sofreram quaisquer ferimentos.

Na vila a marginal junto à praia está encerrada ao trânsito e a barra encontra-se encerrada desde hoje de manhã.

Lusa

  • Windsurfer desafia ondas gigantes da Nazaré
    1:17

    Desporto

    Jason Polakow, praticante de windsurf em ondas grandes, esteve na Nazaré e surfou uma onda de 13 metros na Praia do Norte. O australiano, quer voltar para estabelecer um recorde mundial, e conta com a ajuda da equipa de resgate de Garrett McNamara.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.