sicnot

Perfil

País

Proteção Civil registou mais de 40 ocorrências de madrugada devido ao mau tempo

O fim de semana começou com mau tempo de norte a sul do país. Da meia-noite até às 6:00, a Proteção Civil registou mais de 40 ocorrências.

Baixa de Águeda inundada devido à chuva intensa, 13 de fevereiro.

Baixa de Águeda inundada devido à chuva intensa, 13 de fevereiro.

PAULO NOVAIS/ LUSA

Inundações, quedas de árvores e vias obstruídas são apenas alguns casos para os quais as autoridades foram alertadas.

Coimbra foi o distrito mais afetado. Na noite passada, foram abertos os diques da bacia do Mondego para travar a subida das águas. A situação acabou por estabilizar por volta das 3:00, com a descida do caudal do rio.

Os distritos do Porto, Aveiro e Braga também foram afetados pelo mau tempo. A circulação foi cortada em várias estadas, como é o caso da A-25 no sentido Aveiro - Viseu. Na nacional 109 não há carrros a circular.

Houve ainda um deslizamento de terras na A-41 na zona de Valongo que obrigou ao fecho da estrada.

Os comboios também estão parados, pelo menos nas linha ferroviárias do Douro e do Norte.

Nove das 23 barras do continente foram fechadas à navegação devido à agitação marítima. Na zona norte, apenas o porto de Leixões está a funcionar.

Há sete distritos sob aviso vermelho devido ao estado do mar. As ondas podem chegar aos 14 metros.

O mau tempo é para continuar. Pelo menos até amanhã.

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.