sicnot

Perfil

País

Proteção Civil registou mais de 40 ocorrências de madrugada devido ao mau tempo

O fim de semana começou com mau tempo de norte a sul do país. Da meia-noite até às 6:00, a Proteção Civil registou mais de 40 ocorrências.

Baixa de Águeda inundada devido à chuva intensa, 13 de fevereiro.

Baixa de Águeda inundada devido à chuva intensa, 13 de fevereiro.

PAULO NOVAIS/ LUSA

Inundações, quedas de árvores e vias obstruídas são apenas alguns casos para os quais as autoridades foram alertadas.

Coimbra foi o distrito mais afetado. Na noite passada, foram abertos os diques da bacia do Mondego para travar a subida das águas. A situação acabou por estabilizar por volta das 3:00, com a descida do caudal do rio.

Os distritos do Porto, Aveiro e Braga também foram afetados pelo mau tempo. A circulação foi cortada em várias estadas, como é o caso da A-25 no sentido Aveiro - Viseu. Na nacional 109 não há carrros a circular.

Houve ainda um deslizamento de terras na A-41 na zona de Valongo que obrigou ao fecho da estrada.

Os comboios também estão parados, pelo menos nas linha ferroviárias do Douro e do Norte.

Nove das 23 barras do continente foram fechadas à navegação devido à agitação marítima. Na zona norte, apenas o porto de Leixões está a funcionar.

Há sete distritos sob aviso vermelho devido ao estado do mar. As ondas podem chegar aos 14 metros.

O mau tempo é para continuar. Pelo menos até amanhã.

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.