sicnot

Perfil

País

Quedas de árvores são a maioria das 72 ocorrências registadas desde as 00:00

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou hoje, até às 08:00, 73 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria quedas de árvores, deslizamento de terras e inundações, sendo os mais afetados distritos de Braga, Coimbra e Porto.

PAULO NOVAIS

"Desde as 00:00 de hoje, e até às 08:00, registámos um total de 73 ocorrências que envolveram 225 operacionais e 89 veículos" da proteção civil, disse à agência Lusa fonte da ANPC.

Das 73 ocorrências registadas, 32 referem-se a quedas de árvores, 10 a movimentos de vertentes entre os quais se destaca o deslizamento de terras, 10 a inundações, 11 a quedas estruturas, a maioria pequenas como reclames luminosos, e 10 a limpezas de vias.

"A situação de estradas cortadas mantem-se" em relação a sábado, adiantou a mesma fonte, acrescentando que ao todo estão cortadas 17 estradas nacionais e duas autoestradas, a A25 no distrito de Aveiro, entre o nó do Estádio e Angeja, e a A41 no sentido este-oeste em Alfena no concelho de Valongo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sete distritos do país sob 'Aviso Vermelho' (o aviso mais grave do IPMA, numa escala de quatro, que indica situações meteorológicas de risco extremo), até segunda-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas que podem atingir os 14 metros.

O IPMA colocou também dez distritos sob aviso meteorológico laranja, o segundo mais grave aviso de uma escala de quatro.

Por causa também do mau tempo, nove das 23 barras do continente foram fechadas à navegação devido à agitação marítima e na zona norte apenas o porto de Leixões está aberto a toda a navegação, segundo a Autoridade Marítima Nacional na sua página de internet.

Lusa

  • Nove barras do continente fechadas

    País

    Nove das 23 barras do continente foram fechadas à navegação devido à agitação marítima e na zona norte apenas o porto de Leixões está aberto a toda a navegação, informa a Autoridade Marítima Nacional na sua página de internet.

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.