sicnot

Perfil

País

Quedas de árvores são a maioria das 72 ocorrências registadas desde as 00:00

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou hoje, até às 08:00, 73 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria quedas de árvores, deslizamento de terras e inundações, sendo os mais afetados distritos de Braga, Coimbra e Porto.

PAULO NOVAIS

"Desde as 00:00 de hoje, e até às 08:00, registámos um total de 73 ocorrências que envolveram 225 operacionais e 89 veículos" da proteção civil, disse à agência Lusa fonte da ANPC.

Das 73 ocorrências registadas, 32 referem-se a quedas de árvores, 10 a movimentos de vertentes entre os quais se destaca o deslizamento de terras, 10 a inundações, 11 a quedas estruturas, a maioria pequenas como reclames luminosos, e 10 a limpezas de vias.

"A situação de estradas cortadas mantem-se" em relação a sábado, adiantou a mesma fonte, acrescentando que ao todo estão cortadas 17 estradas nacionais e duas autoestradas, a A25 no distrito de Aveiro, entre o nó do Estádio e Angeja, e a A41 no sentido este-oeste em Alfena no concelho de Valongo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sete distritos do país sob 'Aviso Vermelho' (o aviso mais grave do IPMA, numa escala de quatro, que indica situações meteorológicas de risco extremo), até segunda-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas que podem atingir os 14 metros.

O IPMA colocou também dez distritos sob aviso meteorológico laranja, o segundo mais grave aviso de uma escala de quatro.

Por causa também do mau tempo, nove das 23 barras do continente foram fechadas à navegação devido à agitação marítima e na zona norte apenas o porto de Leixões está aberto a toda a navegação, segundo a Autoridade Marítima Nacional na sua página de internet.

Lusa

  • Nove barras do continente fechadas

    País

    Nove das 23 barras do continente foram fechadas à navegação devido à agitação marítima e na zona norte apenas o porto de Leixões está aberto a toda a navegação, informa a Autoridade Marítima Nacional na sua página de internet.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.