sicnot

Perfil

País

GNR intensifica fiscalização a veículos pesados a partir de hoje

A GNR intensifica a partir de hoje a fiscalização aos veículos pesados de mercadorias e de passageiros, com o objetivo de identificar e prevenir infrações relacionadas com este tipo de transporte.

Em 2015, a GNR fiscalizou 21.651 tacógrafos de viaturas pesadas, dos quais 52% (11 229) apresentavam irregularidades nos tempos de condução e repouso.

Em 2015, a GNR fiscalizou 21.651 tacógrafos de viaturas pesadas, dos quais 52% (11 229) apresentavam irregularidades nos tempos de condução e repouso.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que a operação, denominada "Tispol - Truck and Bus Operation", decorre até domingo nas estradas com maior volume de tráfego destes veículos pesados.

Durante a operação, os militares da GNR realizam ações de fiscalização para controlar o peso e os tacógrafos (tempos de condução, pausas, tempos de repouso, viciação e manipulação) e verificar o acondicionamento e transporte de carga e as condições técnicas dos veículos.

A GNR controla também a condução sob efeito do álcool, o uso do cinto de segurança e as infrações de natureza fiscal, aduaneira e ambiental, adianta a corporação, sublinhando que estão mobilizados para a operação militares dos comandos territoriais, da Unidade Nacional de Trânsito, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e da Unidade de Ação Fiscal.

Em 2015, a GNR fiscalizou 21.651 tacógrafos de viaturas pesadas, dos quais 52% (11 229) apresentavam irregularidades nos tempos de condução e repouso.

A operação decorre também em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network, organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route, grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.

Lusa

  • GNR aconselha alternativas à A41
    1:16

    País

    A A41 continua cortada no sentido Valongo-Porto por causa do desabamento do piso. No sentido contrário, o trânsito está condicionado. Os automóveis estão a circular pela via lateral. A GNR pede à população que utilize em alternativa a Nacional 105 ou as Autoestradas 3 e 4.

  • GNR e PSP lembram que chamadas falsas prejudicam 112
    2:31

    País

    A linha de emergência 112 serve para salvar vidas e por é isso é ainda mais difícil compreender a estatística que se segue. No ano passado, 75% das chamadas feitas não eram emergências. Acabaram por ocupar tempo e meios que podiam ter salvo quem realmente precisava.

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.