sicnot

Perfil

País

Governo garante apoio a agricultores afetados pelo mau tempo

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, garantiu hoje, em Bruxelas, que haverá "soluções financeiras" para os agricultores afetados pelo mau tempo, principalmente no Baixo Mondego e Douro, sublinhando que o levantamento dos prejuízos está a ser feito.

Capoulas Santos garante que o teto financeiro é suficientemente amplo para acudir os agricultores afetados pelo meu tempo.

Capoulas Santos garante que o teto financeiro é suficientemente amplo para acudir os agricultores afetados pelo meu tempo.

PAULO NOVAIS

"Aproveitaria para tranquilizar os agricultores do Douro porque dispomos, no quadro da política nacional e dos instrumentos financeiros da política agrícola comum (PAC), de soluções financeiras que permitem, sem encargos adicionais para o Estado português, suavizar e financiar uma grande parte - senão a totalidade - dos prejuízos de que venha a ser informado", disse Luís Capoulas Santos.

O ministro acrescentou que tem estado em contacto com "os diretores regionais das regiões mais atingidas - o Baixo Mondego e o Douro.

"Temos estado a trocar informações pelo telemóvel e constato que, de facto, pelo menos no Baixo Mondego, os problemas são menores", disse.

Na região do Douro, que visitará na terça-feira, os prejuízos são "sobretudo do desmoronamento de muros dos socalcos, alguns dos quais construídos recentemente, outros são muros antigos".

O programa de desenvolvimento rural inclui a medida de reposição do potencial produtivo que permite, com recursos aos meios financeiros da PAC e do Estado português, "mas sem aumento de despesas para o Orçamento do Estado", acudir a situações deste tipo, assegurou.

O teto financeiro é suficientemente amplo para acudir às situações já identificadas, sublinhou o ministro, que hoje se reuniu com os seus homólogos europeus.

Lusa

  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Inspetores do SEF cansados das promessas do Governo
    1:00

    País

    O sindicato do SEF garante que a segurança contra o terrorismo vai ser assegurada na greve de quinta-feira e sexta-feira nos aeroportos. Acácio Pereira, do sindicato, diz que os inspetores são quase escravos e que estão fartos das promessas do Governo. A greve deverá afetar cerca de 30 mil pessoas. 

  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".