sicnot

Perfil

País

O tempo para hoje

O tempo para hoje

De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob 'Aviso Vermelho' até às 12:00 de hoje devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 7 a 8 metros, podendo atingir os 14 metros.

Estes sete distritos passam depois às 12:00 e até às 18:00 de hoje a 'Aviso Laranja', o segundo mais grave de uma escala de quatro.

O IPMA colocou também os mesmos distritos sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora em especial no litoral e que poderão atingir os 100 quilómetros por hora nas terras altas entre as 02:00 e as 18:00 de hoje.

O instituto emitiu também 'Aviso Laranja' para os distritos de Setúbal, Beja e Faro devido à agitação marítima prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 10 a 12 metros entre as 02:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira.

Estes três distritos estão também sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora em especial no litoral entre as 02:00 e as 18:00 de hoje.

O instituto prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da tarde, aguaceiros até meio da tarde, mais frequentes nas regiões norte e centro, onde poderão ser ocasionalmente de granizo, e que serão de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo a cota para 1000/1200 metros a partir da manhã.

Está também previsto vento moderado a forte do quadrante norte, com rajadas até 90 quilómetros por hora no litoral oeste, soprando forte a muito forte com rajadas até 110 quilómetros por hora nas terras altas, diminuindo de intensidade para o final do dia.

A previsão aponta ainda para formação de gelo nas regiões do interior e pequena descida da temperatura mínima na região sul.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 08 e 13 graus Celsius, no Porto entre 07 e 13, em Viana do Castelo entre 07 e 12, em Vila Real entre 04 e 10, em Viseu entre 03 e 09, em Bragança entre 02 e 09, em Coimbra entre 06 e 12, na Guarda entre 01 e 06, em Castelo Branco entre 05 e 12, em Évora e Beja entre 06 e 12, em Santarém entre 09 e 14 e em Faro entre 09 e 16.

Com Lusa

  • Proteção Civil diz que não há feridos na derrocada em Ponte de Lima
    0:35

    País

    Doze pessoas passaram a noite em casa de familiares, em Serdedelo, no concelho de Ponte de Lima, devido a um deslizamento de terras que afetou quatro habitações. O vereador da Proteção Civil de Ponte de Lima diz que não há desaparecidos ou pessoas feridas devido à derrocada mas há uma família que não pode regressar a casa nos próximos dias.

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11