sicnot

Perfil

País

Ordem dos Médicos revela que 13% dos médicos portugueses tira licenciatura noutro país

Segundo dados hoje revelados pela Ordem dos Médicos, 13% dos médicos opta por tirar o curso de medicina fora de Portugal, sobretudo em países como Espanha ou República Checa.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuter

Dos 49.152 médicos que se inscreveram na Ordem até 31 de dezembro do ano passado, 13% tirou a licenciatura fora de Portugal.

Na União Europeia (UE), as escolhas recaem sobretudo em Espanha e na República Checa, onde se formaram 888 e 284 médicos, respetivamente.

Além da UE, são escolhidos países como o Brasil, Cuba, Argentina, Angola ou Moçambique, segundo dados do Conselho Regional Sul da Ordem dos Médicos, que fez uma análise dos países em que se formam os profissionais de medicina.

"Este cenário deve fazer-nos olhar para dentro do país, nomeadamente para os programas formativos, disciplinas e mentores, mas também para fora, e perceber como melhor captar e reter talento. Estes números fazem-nos igualmente pensar que, se avançarmos com a revisão do 'numerus clausus' no país, o acesso ao ensino de medicina pode não ter restrições lá fora", refere em comunicado o presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Médicos, Jaime Teixeira Mendes.

Começa também a haver uma percentagem já significativa de estrangeiros que escolhem Portugal para se licenciar: 315 médicos estrangeiros optaram por Portugal como país de formatura, a maioria brasileiros (43%) ou dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (41%).

Lusa

  • Agência Europeia do Medicamento fica em Amesterdão

    Mundo

    Amesterdão ganhou esta segunda-feira a corrida para sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a votação decorreu na reunião do Conselho de Assuntos Gerais da União Europeia. A cidade do Porto conseguiu 10 pontos, a par de Atenas e foi eliminada logo na primeira volta.

    Em atualização

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36