sicnot

Perfil

País

Serviço Nacional de Saúde com apenas 20 dentistas

No Sistema Nacional de Saúde existem 20 dentistas na totalidade. Feitas as contas, significa que cada médico da especialidade terá 500 mil utentes.

Fernando Leal da Costa não adiantou quanto é que o Governo poderá vir a gastar com a iniciativo de rastreio de cancro oral / Reuters

Fernando Leal da Costa não adiantou quanto é que o Governo poderá vir a gastar com a iniciativo de rastreio de cancro oral / Reuters

© Jim Young / Reuters

A maioria do 20 médicos encontram-se na região de Lisboa e, no Algarve, apenas um.

O governo admite que esta é uma prioridade e que, até ao final do ano, pretende avançar com experiências de inclusão de dentistas nos cuidados de saúde primários para a população com maiores dificuldades financeiras e com doenças crónicas. O objetivo é que os cuidados básicos de higiéne oral cheguem a todos através do serviço público.

Anualmente, são formados em Portugal cerca de 600 médicos dentistas sendo a maioria da oferta privada.

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • Ministro volta a não se comprometer com aumento dos salários
    2:51

    Economia

    O ministro das Finanças diz que a falta de enfermeiros no Hospital de Santa Maria é meramente transitória. Durante a audição no parlamento, o ministro também foi pressionado, à esquerda e à direita, para aumentar os salários na Função Pública, mas voltou a não se comprometer.