sicnot

Perfil

País

O tempo para hoje, 11 distritos sob aviso amarelo

O tempo para hoje, 11 distritos sob aviso amarelo

Onze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à persistência de valores baixos das temperaturas mínimas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Évora estão sob 'Aviso Amarelo' desde as 00:00 de hoje e até às 09:00 de sexta-feira devido à persistência de valores baixos das temperaturas mínimas.

Em Braga as temperaturas vão oscilar entre 01 e 11 graus Celsius, em Vila Real entre 0 e 09, em Bragança entre -3 e 07, no Porto 04 e 12, em Aveiro entre 03 e 13, em Viseu entre -1 e 08, na Guarda entre -2 e 06, em Coimbra entre 02 e 12, em Castelo Branco entre 01 e 11, em Portalegre entre 01 e 09 e em Évora entre 01 e 13.

Também a costa norte da Madeira está sob 'Aviso Amarelo' devido aos valores baixos da temperatura mínima entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou também sob 'Aviso Amarelo' os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, para agitação marítima vai estar em vigor entre as 00:00 de quinta-feira e as 21:00 de sexta-feira.

O instituto emitiu também um 'Aviso Laranja', o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima entre 06:00 e as 21:00 de sexta-feira.

A costa norte da Madeira vai estar também sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de vento forte com rajadas até 80 quilómetros por hora entre as 06:00 de quinta-feira e as 13:00 de sexta-feira.

O 'Aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

De acordo com o IPMA, o 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, tornando-se gradualmente muito nublado nas regiões norte e centro a partir do meio manhã, e na região sul a partir do início da tarde.

Estão também previstos períodos de chuva no litoral das regiões norte e centro a partir do final da manhã, aumentando de intensidade e frequência a norte do Cabo Mondego, estendendo-se às restantes regiões e passando gradualmente a regime de aguaceiros, em geral fracos e queda de neve acima de 1000/1200 metros a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para 600/800 metros nas regiões norte e centro.

A previsão aponta ainda para vento fraco, tornando-se a partir da tarde, moderado de sudoeste, rodando gradualmente para noroeste e tornando-se moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora e acentuado arrefecimento noturno com formação de gelo ou geada, em especial nas regiões do interior.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 05 e 13 graus Celsius, no Porto entre 04 e 12, em Vila Real entre 0 e 09, em Viseu entre -1 e 08, em Bragança entre -3 e 07, na Guarda entre -2 e 06, em Coimbra entre 02 e 12, em Castelo Branco entre 01 e 11, em Santarém entre 02 e 14, em Évora e Beja entre 01 e 13 e em Faro entre 05 e 15.

Com Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.