sicnot

Perfil

País

Quatro surfistas resgatados perto do porto da Figueira da Foz

Quatro surfistas foram hoje resgatados do mar ao final da tarde, na praia do Cabedelo, perto da barra do porto da Figueira da Foz, disse à agência Lusa o comandante do porto, Silva Rocha.

(arquivo)

(arquivo)

© Stephane Mahe / Reuters

Os surfistas resgatados são três raparigas, de 16 e 17 anos, e um homem de 42, que se lançou à água para as socorrer.

Duas das vítimas foram retiradas da água com recurso a duas motos de água, uma do Instituto de Socorros Náufragos, outra da Polícia Marítima, enquanto as outras duas foram socorridas na ponta do molhe sul do porto, por meios das corporações de bombeiros (municipais e voluntários) da Figueira da Foz.

De acordo com o comandante do porto, o acidente terá sido desencadeado quando uma das raparigas perdeu a prancha de surf e as duas colegas foram em seu auxílio, acabando todas por serem arrastadas pela água, para a zona da barra do porto.

Ao aperceber-se do que estava a acontecer, o homem, que também é surfista e se encontrava no molhe sul, lançou-se à água para as ajudar.

O surfista, Marcos Charana, disse à agência Lusa que se atirou sem a prancha de surf, conseguindo retirar da água para as pedras do molhe do porto duas das raparigas, uma das quais (a que tinha perdido a prancha) "estava em pânico".

"A corrente era forte" e Marcos Charana não conseguiu sair da água, tal como uma das jovens, sendo ambos resgatados, pouco depois, pelos operacionais de socorro, apoiados por duas motos de água, entretanto mobilizados para o local.

As duas outras raparigas foram retiradas das pedras do molhe sul do porto pelos bombeiros das duas corporações da Figueira da Foz, em coordenação com a autoridade marítima.

Os quatro surfistas foram transportados para o Hospital Distrital da Figueira da Foz "por precaução", pois "apresentavam sinais de hipotermia", disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Municipais daquela cidade, Nuno Osório.

O alerta foi dado às 17:17 e a operação ficou concluída às 17:51, tendo sido mobilizados para o local um total de 22 operacionais, sete viaturas e três embarcações, da Polícia Marítima, dos bombeiros municipais e voluntários da Figueira da Foz e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.