sicnot

Perfil

País

SEF desmantela rede de casamento por conveniência no Norte

O Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) divulgou hoje ter desmantelado uma rede que se dedicava a promover casamentos por conveniência entre cidadãos estrangeiros e mulheres recrutadas no Grande Porto e Braga.

De acordo com o SEF, estas mulheres terão aceitado casar com cidadãos estrangeiros a troco de dinheiro.

De acordo com o SEF, estas mulheres terão aceitado casar com cidadãos estrangeiros a troco de dinheiro.

SIC

"O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras desmantelou uma rede com ligações internacionais que se dedicava a promover casamentos de conveniência entre noivas que recrutava em Portugal e cidadãos nacionais de países terceiros que conseguiam assim ludibriar as autoridades entrando e permanecendo em solo europeu de forma aparentemente legal", explica o SEF em comunicado.

Durante a operação, denominada "Zebra", foram detidos quatro homens suspeitos pelos crimes de casamento de conveniência e de auxílio à imigração ilegal, em cumprimento de mandados de detenção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP).

Foram igualmente constituídas arguidas quatro mulheres portuguesas, com idades entre os 20 e os 30 anos que o SEF identificou como noivas de conveniência.

De acordo com o SEF, estas mulheres terão aceitado casar com cidadãos estrangeiros a troco de dinheiro.

"Mulheres com especiais carências económicas eram aliás o alvo preferencial da organização que as recrutava em bairros do Grande Porto e da cidade de Braga, locais que foram palco desta ação policial", revela.

Na operação Zebra, que envolveu 68 inspetores do SEF de todo o país, foram ainda apreendidos bilhetes de avião, passaportes e transferências internacionais de dinheiro, considerados como "prova documental dos crimes praticados pelos agora arguidos".

Os quatro detidos serão presentes quinta-feira no Tribunal de Braga para primeiro interrogatório judicial.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.