sicnot

Perfil

País

SEF desmantela rede de casamento por conveniência no Norte

O Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) divulgou hoje ter desmantelado uma rede que se dedicava a promover casamentos por conveniência entre cidadãos estrangeiros e mulheres recrutadas no Grande Porto e Braga.

SIC

"O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras desmantelou uma rede com ligações internacionais que se dedicava a promover casamentos de conveniência entre noivas que recrutava em Portugal e cidadãos nacionais de países terceiros que conseguiam assim ludibriar as autoridades entrando e permanecendo em solo europeu de forma aparentemente legal", explica o SEF em comunicado.

Durante a operação, denominada "Zebra", foram detidos quatro homens suspeitos pelos crimes de casamento de conveniência e de auxílio à imigração ilegal, em cumprimento de mandados de detenção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP).

Foram igualmente constituídas arguidas quatro mulheres portuguesas, com idades entre os 20 e os 30 anos que o SEF identificou como noivas de conveniência.

De acordo com o SEF, estas mulheres terão aceitado casar com cidadãos estrangeiros a troco de dinheiro.

"Mulheres com especiais carências económicas eram aliás o alvo preferencial da organização que as recrutava em bairros do Grande Porto e da cidade de Braga, locais que foram palco desta ação policial", revela.

Na operação Zebra, que envolveu 68 inspetores do SEF de todo o país, foram ainda apreendidos bilhetes de avião, passaportes e transferências internacionais de dinheiro, considerados como "prova documental dos crimes praticados pelos agora arguidos".

Os quatro detidos serão presentes quinta-feira no Tribunal de Braga para primeiro interrogatório judicial.

Lusa

  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.