sicnot

Perfil

País

António Costa recebido hoje por Juncker antes de cimeira em Bruxelas

O primeiro-ministro, António Costa, é recebido hoje em Bruxelas pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, antes de participar num Conselho Europeu de dois dias, dominado pela questão das reformas reclamadas pelo Reino Unido para permanecer na União Europeia.

© Yves Herman / Reuters

No quadro de vários encontros bilaterais com líderes europeus antes da cimeira, Juncker receberá António Costa, que se desloca assim pela primeira vez ao Berlaymont, sede da Comissão Europeia, desde que tomou posse como primeiro-ministro, em novembro do ano passado.

A partir das 17:00 locais (menos uma hora em Lisboa), António Costa representará Portugal na cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, cuja agenda é consagrada a dois grandes temas: o chamado "Brexit" -- as reformas nas relações entre o Reino Unido e a UE reclamadas pelo governo de David Cameron para fazer campanha pela permanência no referendo que irá organizar - e, uma vez mais, a resposta da UE à crise migratória e de refugiados.

Como habitualmente, o Conselho Europeu é antecedido de reuniões preparatórias das principais famílias políticas europeias, com o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, a participar na "minicimeira" do Partido Popular Europeu (PPE).

Lusa

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.