sicnot

Perfil

País

António Costa recebido hoje por Juncker antes de cimeira em Bruxelas

O primeiro-ministro, António Costa, é recebido hoje em Bruxelas pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, antes de participar num Conselho Europeu de dois dias, dominado pela questão das reformas reclamadas pelo Reino Unido para permanecer na União Europeia.

© Yves Herman / Reuters

No quadro de vários encontros bilaterais com líderes europeus antes da cimeira, Juncker receberá António Costa, que se desloca assim pela primeira vez ao Berlaymont, sede da Comissão Europeia, desde que tomou posse como primeiro-ministro, em novembro do ano passado.

A partir das 17:00 locais (menos uma hora em Lisboa), António Costa representará Portugal na cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, cuja agenda é consagrada a dois grandes temas: o chamado "Brexit" -- as reformas nas relações entre o Reino Unido e a UE reclamadas pelo governo de David Cameron para fazer campanha pela permanência no referendo que irá organizar - e, uma vez mais, a resposta da UE à crise migratória e de refugiados.

Como habitualmente, o Conselho Europeu é antecedido de reuniões preparatórias das principais famílias políticas europeias, com o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, a participar na "minicimeira" do Partido Popular Europeu (PPE).

Lusa

  • Frio no fim de semana, regiões do interior podem chegar aos -5 °C
    1:23
  • Bombeiro ferido nos fogos de Pedrógão Grande regressou a casa
    2:33

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Seis meses depois dos incêndios de Pedrógão Grande, regressou a casa o último dos bombeiros de Castanheira de Pera que estava internado desde junho. Rui Rosinha esteve em coma mais de dois meses e tem ainda pela frente uma longa recuperação. O bombeiro não quer que o país esqueça o que aconteceu e espera que as duas tragédias deste ano (fogos de junho e outubro) sirvam de lição para o futuro.

  • Pedrógão Grande, seis meses depois - documentário Expresso
    0:29
  • Ilhas Selvagens são um tesouro no Atlântico que é preciso preservar
    2:33
  • PS volta a subir nas intenções de voto e não baixa dos 40%
    2:01