sicnot

Perfil

País

PAN pede bem-estar de pessoas e animais no longo prazo e Costa mostra "abertura"

O PAN apelou hoje ao Governo para incluir no Orçamento para 2016 "estratégias que tenham impacto a longo prazo no bem-estar de pessoas e de animais", tendo o primeiro-ministro manifestado "interesse e abertura" para acolher as propostas do PAN.

Pessoas, Animais e Natureza (PAN), representado pelo deputado André Silva.

Pessoas, Animais e Natureza (PAN), representado pelo deputado André Silva.

ANT\303\223NIO COTRIM

O deputado do Partido Pessoas Animais Natureza (PAN), André Silva, falava hoje no plenário da Assembleia da República, durante o debate da generalidade do Orçamento do Estado para 2016 (OE2016) disse que o Governo "procura devolver algum rendimento às famílias", uma vez que "a opção pela procura de receita através de impostos indiretos permite às famílias não serem diretamente atingidas nos seus rendimentos".

"Não verificamos, no entanto, estratégias que tenham um impacto a longo prazo no bem-estar de pessoas e animais e na salvaguarda da natureza. Acreditamos que existem diversos aspetos a melhorar", apontou André Silva.

O deputado do PAN defendeu a promoção de "uma alimentação mais correta" como medida de melhoria da saúde da população, considerando que, desta forma, haverá "menos doentes, menos medicamentos e menos despesa, logo, um Serviço Nacional de Saúde (SNS) mais sustentável".

André Silva falou também dos animais de companhia, que "representam um encargo relevante para muitas famílias portuguesas, sobretudo nas indispensáveis despesas médico-veterinárias", considerando "fundamental assegurar um benefício que permita um acesso menos dispendioso a este tipo de tratamentos", uma proposta com que o PAN irá avançar.

Na resposta, o primeiro-ministro, António Costa, disse que o Governo "não pode transpor para o Orçamento todas as suas preocupações" e concordou que "a necessidade da promoção da saúde passa também pela qualidade da alimentação".

António Costa afirmou também que o seu executivo "fez opções", nomeadamente quanto à tributação de veículos, em sede de Imposto sobre Veículos (ISV), as quais atestam "a visão do Governo sobre a sustentabilidade ambiental".

O primeiro-ministro disse ainda que terá "interesse e abertura" para analisar as propostas apresentadas pelo PAN, incluindo as relativas aos animais de companhia.

"Temos interesse e a maior abertura em relação às propostas que o PAN vier a apresentar, nomeadamente as propostas relativas à qualidade da vida animal, que não ignoramos. No nosso mundo há várias peças e o convívio com os animais é algo que devemos valorizar e acarinhar, em particular numa sociedade envelhecida e com elevados índices de solidão", assegurou António Costa.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e, a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.