sicnot

Perfil

País

Aplicação "made in Vila Verde" para criar hortas em casa "reina" no Brasil

A aplicação que ensina a cultivar hortas biológicas em casa, lançada há menos de duas semanas por uma empresa de Vila Verde, alcançou mais de 25 mil 'downloads', com destaque para o Brasil, onde se registaram 14.958 instalações.

© Toby Melville / Reuters

Em comunicado de hoje, a empresa "Plantit" acrescenta que em Portugal já se efetuaram 7.204 instalações, nos Estados Unidos da América 561 e no Reino Unido 151.

"Esta ferramenta foi descarregada um pouco por todo o mundo, salientando países como Japão, Austrália, Canadá, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Angola, Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai", acrescenta.

Gratuita, a aplicação "Plantit -- Horta em Casa" está disponível para os sistemas operativos Android e iOS.

"Esta nova ferramenta disponibiliza informação e dicas práticas sobre como cultivar alho francês, rúcula, coentros, salsa, morangos, entre muitas outras variedades de hortícolas e aromáticas, de forma a difundir as práticas da agricultura urbana em Portugal", sublinha a empresa.

Tendo por base o método da agricultura biológica, a aplicação ensina quando, como e onde semear, plantar, colher e regar cerca de 28 variedades de cultivos.

Disponibiliza informação sobre a exposição solar adequada, o tipo de solo, a estação do ano e em que pratos utilizar os produtos.

Nesta aplicação, a Plantit ensina ainda alguns truques para proceder à preparação de biofertilizantes, bem como métodos simples para controlo de pragas.

A empresa prevê, num futuro próximo, aumentar a informação disponível referente a novas variedades e funcionalidades que promovam a interação com o utilizador.

Lusa

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Letizia, uma rainha da nova geração
    2:01