sicnot

Perfil

País

Aplicação "made in Vila Verde" para criar hortas em casa "reina" no Brasil

A aplicação que ensina a cultivar hortas biológicas em casa, lançada há menos de duas semanas por uma empresa de Vila Verde, alcançou mais de 25 mil 'downloads', com destaque para o Brasil, onde se registaram 14.958 instalações.

© Toby Melville / Reuters

Em comunicado de hoje, a empresa "Plantit" acrescenta que em Portugal já se efetuaram 7.204 instalações, nos Estados Unidos da América 561 e no Reino Unido 151.

"Esta ferramenta foi descarregada um pouco por todo o mundo, salientando países como Japão, Austrália, Canadá, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Angola, Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai", acrescenta.

Gratuita, a aplicação "Plantit -- Horta em Casa" está disponível para os sistemas operativos Android e iOS.

"Esta nova ferramenta disponibiliza informação e dicas práticas sobre como cultivar alho francês, rúcula, coentros, salsa, morangos, entre muitas outras variedades de hortícolas e aromáticas, de forma a difundir as práticas da agricultura urbana em Portugal", sublinha a empresa.

Tendo por base o método da agricultura biológica, a aplicação ensina quando, como e onde semear, plantar, colher e regar cerca de 28 variedades de cultivos.

Disponibiliza informação sobre a exposição solar adequada, o tipo de solo, a estação do ano e em que pratos utilizar os produtos.

Nesta aplicação, a Plantit ensina ainda alguns truques para proceder à preparação de biofertilizantes, bem como métodos simples para controlo de pragas.

A empresa prevê, num futuro próximo, aumentar a informação disponível referente a novas variedades e funcionalidades que promovam a interação com o utilizador.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.