sicnot

Perfil

País

Posse de Marcelo começa às 9h00 no Parlamento e termina com hino cantado por Mariza

O dia da posse do futuro Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começará às 09:00 no parlamento e terminará cerca de 12 horas depois com um concerto para jovens, com o hino nacional cantado pela fadista Mariza.

Marcelo Rebelo de Sousa, futuro Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa, futuro Presidente da República.

M\303\201RIO CRUZ

De acordo com a agenda provisória do Presidente eleito disponibilizada à agência Lusa, serão seis os momentos previstos para o dia 9 de março, data em que tradicionalmente os chefes de Estado são empossados perante a Assembleia da República.

Numa cerimónia que será idêntica à de há dez anos -- quando Cavaco Silva substituiu Jorge Sampaio -, prevê-se que o Presidente da República cessante faça a sua última revista às tropas, e intervenções do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e de Marcelo Rebelo de Sousa, já depois da cerimónia de juramento, que o tornará o 19.º Presidente da República Portuguesa.

Hoje mesmo, o gabinete do Presidente da Assembleia da República divulgou pormenores da cerimónia, prevendo-se que as chegadas dos convidados e figuras estatais comecem cerca das 9:00, e o primeiro-ministro, António Costa, pelas 09:30. Já o chefe de Estado eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, é esperado cinco minutos depois, e Cavaco Silva, ainda chefe de Estado, chegará pelas 09:45.

No parlamento, e depois da cerimónia de posse, está ainda prevista uma sessão de cumprimentos que, apesar de a lista de convidados ainda não ter sido divulgada, deverá ser mais curta que a de Cavaco Silva há uma década, que integrou cerca de 900 personalidades.

Do Palácio de São Bento, Marcelo Rebelo de Sousa seguirá para os Jerónimos onde fará a tradicional deposição de flores no túmulo de Luís de Camões e, como novidade, também no túmulo de Vasco da Gama.

O novo Presidente da República entrará, de seguida, pela primeira vez nessa qualidade no Palácio de Belém, onde haverá também um cerimonial de boas vindas. Em Belém, Marcelo terá um almoço com um conjunto de individualidades do país, entre os quais estarão os presidentes dos tribunais superiores.

Segue-se a celebração ecuménica na Mesquita de Lisboa, noticiada na terça-feira pelo jornal Público, e que contará com a participação de diversas confissões religiosas.

Por volta das 18:00, realiza-se a também habitual cerimónia no Palácio da Ajuda, onde Marcelo Rebelo de Sousa irá condecorar Cavaco Silva, seguindo-se a sessão de cumprimentos.

O último ponto da agenda do novo chefe de Estado para 09 de março está marcado para as 20:00, na Câmara Municipal de Lisboa, com um concerto dedicado à juventude na Praça do Município, no qual estão previstas as participações de José Cid, Paulo de Carvalho, da fadista Mariza -- que cantará o hino nacional -- e ainda atuações de Anselmo Ralph, HMB, Pedro Abrunhosa e Diogo Piçarra, vencedor de um concurso televisivo para novos talentos musicais.

No dia seguinte, decorrerá a receção ao corpo diplomático no Palácio da Ajuda.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC