sicnot

Perfil

País

Sexta-feira e fim de semana com tempo frio, chuva, neve e vento

O Instituto Português do Mar (IPMA) e da Atmosfera anunciou hoje tempo frio, com chuva, neve e vento a partir de sexta-feira e durante o fim de semana.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

LUSA

"A partir de sexta-feira e durante o fim de semana, prevê-se um agravamento do estado do tempo, com a ocorrência de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que serão por vezes fortes e que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoadas", refere.

O IPMA prevê também queda de neve entre os 1.000 e os 1.200 metros de altitude, sendo que a quota baixará gradualmente a partir de sexta-feira, para entre 400 e 600 metros de altitude.

"No sábado, há uma possibilidade de a cota da neve baixar para os 200/400 metros no Minho, até ao início da manhã", salienta o IPMA, em comunicado hoje divulgado.

Em relação ao vento, o instituto refere que vai aumentar de intensidade, com rajadas até 80 quilómetros/hora nas terras altas e com rajadas de 100 quilómetros/hora nas regiões centro e sul.

A temperatura também terá uma descida significativa a partir da tarde de sexta-feira.

"Os valores mínimos no fim de semana deverão variar entre três e seis graus, sendo inferiores nas regiões do interior norte e centro, a variar entre os menos seis e os zero graus", sublinha.

O IPMA refere que o "efeito do vento associado às baixas temperaturas" vai provocar desconforto térmico.

"Prevê-se ainda agitação marítima forte, com a altura significativa da ondas na costa ocidental a variar entre 5 e 6,5 metros de altura, no fim de semana", acrescenta o IPMA.

Lusa

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.