sicnot

Perfil

País

Cerca de 2.500 novos casos de cancro da cabeça e pescoço por ano

O coordenador da Clínica de Cabeça e Pescoço do IPO-Porto, Jorge Guimarães, disse hoje no Porto que anualmente surgem em Portugal cerca de 2.500 novos casos de tumores na cabeça e pescoço, 85% dos quais em fumadores ou ex-fumadores.

A incidência de carcinoma da cabeça e pescoço foi de 50 novos casos por ano na população masculina, por 100 mil habitantes, e de 16 novos casos por ano na população feminina, com taxas de mortalidade de 19 e 3, respetivamente.(Arquivo)

A incidência de carcinoma da cabeça e pescoço foi de 50 novos casos por ano na população masculina, por 100 mil habitantes, e de 16 novos casos por ano na população feminina, com taxas de mortalidade de 19 e 3, respetivamente.(Arquivo)

© Regis Duvignau / Reuters

Jorge Guimarães falava a propósito de um encontro sobre esta temática que se realiza sexta-feira e sábado e que leva ao IPO-Porto um dos "maiores especialistas do mundo" na área do tratamento e investigação do cancro da cabeça e pescoço.

Jatin Shah é o diretor do Serviço de Cabeça e Pescoço do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (considerado o maior centro de investigação desta patologia) e coordenador da equipa multidisciplinar de médicos e especialistas que tratou o caso mediático do Michael Douglas.

O coordenador da Clínica de Cabeça e Pescoço do IPO-Porto disse à Lusa que no encontro será discutida a importância de referenciação destes doentes para uma equipa médica especializada e multidisciplinar, como fazem os melhores do mundo.

Em destaque estará também, segundo Jorge Guimarães, "o reforço de procedimentos de deteção precoce da doença e de promoção da prevenção e os tratamentos, com abordagem de casos clínicos concretos".

"Receber no IPO-Porto estes especialistas vai permitir uma partilha de conhecimento excecional que será com certeza um passo importante para inovarmos cada vez mais no tratamento e investigação do cancro da cabeça e pescoço", sublinhou o responsável.

A médica Nancy Lee (radio-oncologista), e o cirurgião plástico Peter Cordeiro são outros especialistas do MSKCC que se juntam aos profissionais do IPO-Porto na iniciativa "Current Concepts in Head and Neck Cancer -- It takes a team: treating Head na Neck Cancer".

Em Portugal, de acordo com os últimos dados disponíveis (2012), a incidência de carcinoma da cabeça e pescoço foi de 50 novos casos por ano na população masculina, por 100 mil habitantes, e de 16 novos casos por ano na população feminina, com taxas de mortalidade de 19 e 3, respetivamente.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira