sicnot

Perfil

País

Perdeu-se no Gerês? Arrisca-se a pagar o resgate

Perdeu-se no Gerês? Arrisca-se a pagar o resgate

Quem se perder no Gerês poderá ter mesmo de pagar o resgate. É uma das medidas propostas num plano que os agentes de Proteção Civil estão a delinear para evitar os acidentes na serra, sobretudo em dias de mau tempo.

  • Um dos resgatados do Gerês continua em observação no Hospital de Braga
    2:49

    País

    Foram encontradas as oito pessoas que estavam perdidas no Gerês. O mau tempo dificultou a operação de resgate e só 23:30 é que os caminhantes chegaram à zona onde estavam estacionados os meios de socorro. As oito pessoas, que foram fazer um trilho pedestre no concelho de Terras de Bouro, acabaram por pedir socorro, devido a desorientação, ao cansaço e ao frio.

  • Montanhistas negligentes podem ter de pagar pelo resgate no Pico, Açores
    3:04

    País

    Em menos de um mês, dois grupos de pessoas que faziam caminhadas no Parque Nacional da Peneda-Gerês pediram para ser socorridos, por estarem desorientados, molhados e cansados. No Pico, nos Açores, o regulamento de acesso à montanha prevê que a despesa do resgate possa ter de ser paga pelo resgatado. No continente, nenhuma área protegida tem qualquer regra semelhante, mas as autoridades alertam para que é preciso ter em atenção as condições meteorológicas e evitar fazer atividades na natureza em dias de chuva, trovoada ou nevoeiro. Os clubes de montanhismo aconselham mesmo formação para quem se quer aventurar em determinados trilhos naturais.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.