sicnot

Perfil

País

Chuva, vento, neve e agitação marítima no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado pela chuva, vento forte, agitação marítima, e possibilidade de queda de neve em locais pouco habituais como as serras de Sintra e Monchique.

PAULO NOVAIS

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avançou que a chuva, a neve, o vento forte e a agitação marítima vão dominar o fim de semana, prevendo-se também uma descida significativa das temperaturas mínimas.

A meteorologista indicou que, devido às baixas temperaturas, há possibilidade de queda de neve em locais onde não é habitual, como nos pontos mais altos da serra de Sintra.

"Devido às baixas temperaturas salienta-se que a neve, pelo menos até ao final da manhã de sábado, poderá cair em quotas acima dos 400/600 metros, quotas relativamente baixas. Não se pode excluir a ocorrências de aguaceiros sob a forma de neve em locais como a serra de Sintra, que nos seus pontos mais altos caiam uns farrapos, e em vários outros locais como a serra de Monchique, no Algarve, e de São Mamede, em Portalegre", especificou.

A situação meteorológica vai começar a piorar a partir do final da manhã de hoje com um aumento da intensidade do vento, que poderá ser muito forte em todo o território do continente.

De acordo com a meteorologista, gradualmente, a partir da tarde da tarde de hoje, a precipitação vai passar a regime de aguaceiros, que podem ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

"Saliento que devido à previsão de temperaturas relativamente baixas a neve deverá cair nas terras altas acima dos 1000 a 1400 metros ainda durante a noite e, gradualmente com a entrada de uma massa de ar significativamente mais fria. Vamos ter a quota da neve a descer para os 400/700 metros para o final do dia de hoje, o que significa que poderá haver neve em locais onde habitualmente isso não acontece", assinalou.

A especialista adiantou também que os aguaceiros serão mais prováveis e frequentes nas regiões do litoral.

"Para já, ainda temos uma situação calma em relação ao vento de sudoeste, a partir do início da manhã de hoje, que tende a aumentar, tornando-se moderado a forte. Gradualmente, a partir da tarde, roda para noroeste e aí intensifica ainda mais e torna-se forte no litoral com rajadas de 90 quilómetros por hora e nas terras altas até 110 quilómetros", explicou.

Segundo Maria João Frada, a partir da tarde de hoje vai ocorrer uma descida dos valores da temperatura que devido ao vento vai dar uma sensação acrescida de frio.

No sábado, a previsão do IPMA aponta para uma descida dos valores da temperatura mínima, sendo que nas regiões do interior deverão rondar os -4/-3 graus Celsius, no litoral entre os 04 e os 06/07 graus.

"A temperatura máxima não vai sofrer alterações significativas, prevendo-se apenas uma pequena descida de um modo geral. Em todo o território não vão ultrapassar os 10 graus, com exceção da costa sul do Algarve com 12 graus. No interior haverá locais onde não vão ultrapassar os 03 a 05 graus", adiantou.

No domingo, segundo Maria João Frada, ainda vão ocorrer aguaceiros, que podem ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e que vão fazer subir a quota de neve para os 1200/1400 metros e agitação marítima com ondas de noroeste com 5 a 6,5 metros.

A meteorologista lembrou que devido ao mau tempo, foram emitidos Aviso Laranja de agitação marítima durante todo o fim de semana, prevendo-se ondas que podem atingir os 7 metros, e 'Aviso Amarelo' de vento e precipitação até ao final do dia de sábado.

Maria João Frada adiantou ainda que a situação vai melhor na segunda-feira com o regresso do sol e subida dos valores da temperatura, principalmente da máxima.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.