sicnot

Perfil

País

Conferência Episcopal condena cartaz do Bloco com imagem de Cristo

O porta-voz da Conferência Episcopal, Manuel Barbosa, considerou hoje "uma afronta aos crentes" o uso de uma imagem de Jesus Cristo numa campanha do Bloco de Esquerda em defesa da adoção por casais homossexuais.

O BE divulgou nas redes sociais um cartaz com a imagem de Jesus Cristo no qual se lê "Jesus também tinha 2 pais" e que pretende assinalar a data de 10 de fevereiro de 2016, dia em que o parlamento confirmou as leis vetadas no final de janeiro pelo Presidente da República, Cavaco Silva, sobre a adoção por casais homossexuais e as alterações à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez.

Em declarações hoje à agência Lusa, Manuel Barbosa disse que o cartaz "afronta os crentes que seguem Jesus Cristo e os que são da igreja, naturalmente".

"Deve haver respeito pela liberdade de expressão. Sabemos que esse respeito deve ser sempre um respeito mútuo. A liberdade implica sempre relação e corresponsabilidade e, este respeito mútuo, não sei se estará presente no anúncio deste cartaz", sublinhou.

No entender do porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, o cartaz do BE é "uma analogia sem sentido".

"Essa dos pais espirituais é abusiva. Penso que há um certo aproveitamento, num período em que na igreja se está a viver um tempo forte de Quaresma, depois a Páscoa e o Ano da Misericórdia. Não sei se é coincidência ou se é propositado", argumentou.

Manuel Barbosa disse que o cartaz "vale o que vale", realçando que "há coisas mais importantes".

"É de lamentar que não se tenha em atenção as convicções de quem segue Jesus Cristo, mesmo que este cartaz já tenha sido feito noutros países. É uma cópia de muito mau gosto", sustentou.

O responsável disse ainda esperar que o cartaz "não seja motivo para desviar a atenção em relação aos problemas da vida das pessoas".

De acordo com o jornal Público de hoje, o cartaz "é apenas uma das peças de uma campanha do BE que inclui ainda um outdoor, no qual se lê a palavra 'Igualdade', acompanhada de desenhos que representam diferentes tipos de famílias".

A deputada do BE, Sandra Cunha, disse ao Público que a ideia do cartaz com a imagem de Jesus Cristo não pretende ofender nem a igreja nem a religião, tratando-se apenas de "mostrar às pessoas que sempre existiram famílias diferentes e que essa não é uma realidade nova nem recente.

"Os dois pais a que se refere o cartaz são, segundo a deputada, "o pai espiritual e o pai terreno de Jesus Cristo".

Última atualização às 13:08

Com Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".