sicnot

Perfil

País

Cozinha e comida de escola em Oeiras inspecionadas após intoxicação alimentar

O delegado de Saúde de Oeiras disse à agência Lusa que está a ser feita uma inspeção à cozinha e à comida que hoje terá provocado uma intoxicação alimentar aos alunos da Escola Sophia de Mello Breyner, em Carnaxide.

Amado Jacinto disse estar no local com outros dois delegados de saúde a recolher amostras de comida e a inspecionar as condições da cozinha. Os resultados a esta investigação só deverão ser conhecidos no sábado.

"Não se pode dizer que a cozinha tenha condições más. À primeira vista são normais, mas vamos ter de esperar pelos resultados, pela avaliação. O processo não demora, talvez amanhã [sábado] já se saiba mais em concreto", acrescentou.

O delegado de saúde adiantou que o almoço hoje servido foi filetes de peixe com arroz de ervilhas e sopa de legumes e que a alimentação é confecionada na própria escola.

Amado Jacinto confirmou tratar-se de uma intoxicação alimentar e que os sintomas conhecidos são, para já, dores de cabeça e vómitos.

"Nem todas as crianças reagem da mesma forma. Algumas almoçaram e não foram afetadas. Varia da sensibilidade de cada criança", esclareceu.

Vinte e três alunos da Escola Sophia de Mello Breyner - de um total de 43 observadas - foram transportados hoje para hospitais devido a este caso, disse Amado Jacinto.

No local estão meios dos bombeiros - incluindo as corporações de Carnaxide e Algés-, o INEM (com duas ambulâncias), a Direção Geral de Saúde, a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica, a PSP, a GNR e a Polícia Municipal.

Lusa

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John Mccain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06
  • Menos casos de sida em Portugal
    1:44