sicnot

Perfil

País

Cozinha e comida de escola em Oeiras inspecionadas após intoxicação alimentar

O delegado de Saúde de Oeiras disse à agência Lusa que está a ser feita uma inspeção à cozinha e à comida que hoje terá provocado uma intoxicação alimentar aos alunos da Escola Sophia de Mello Breyner, em Carnaxide.

Amado Jacinto disse estar no local com outros dois delegados de saúde a recolher amostras de comida e a inspecionar as condições da cozinha. Os resultados a esta investigação só deverão ser conhecidos no sábado.

"Não se pode dizer que a cozinha tenha condições más. À primeira vista são normais, mas vamos ter de esperar pelos resultados, pela avaliação. O processo não demora, talvez amanhã [sábado] já se saiba mais em concreto", acrescentou.

O delegado de saúde adiantou que o almoço hoje servido foi filetes de peixe com arroz de ervilhas e sopa de legumes e que a alimentação é confecionada na própria escola.

Amado Jacinto confirmou tratar-se de uma intoxicação alimentar e que os sintomas conhecidos são, para já, dores de cabeça e vómitos.

"Nem todas as crianças reagem da mesma forma. Algumas almoçaram e não foram afetadas. Varia da sensibilidade de cada criança", esclareceu.

Vinte e três alunos da Escola Sophia de Mello Breyner - de um total de 43 observadas - foram transportados hoje para hospitais devido a este caso, disse Amado Jacinto.

No local estão meios dos bombeiros - incluindo as corporações de Carnaxide e Algés-, o INEM (com duas ambulâncias), a Direção Geral de Saúde, a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica, a PSP, a GNR e a Polícia Municipal.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.