sicnot

Perfil

País

Acessos às serras da Estrela, Caramulo e Montemuro cortados pela neve

As estradas de acesso às zonas mais elevadas das serras da Estrela, no distrito de Castelo Branco, e do Caramulo e de Montemuro, no distrito de Viseu, estão cortadas devido à neve.

PAULO NOVAIS/ LUSA

Várias estradas que atravessam o maciço central da Serra da Estrela, que começaram a ser encerradas na manhã de sexta-feira, continuam hoje encerradas, devido à queda de neve, disse à agência Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

Na Serra da Estrela, a neve está a impedir a circulação automóvel designadamente nas estradas nacionais (EN) 231, na região de Seia, e 232 -- que liga Mangualde (distrito de Viseu) a Belmonte (Castelo Branco), por Gouveia e Manteigas (Guarda) -- nas zonas das Penhas Douradas, Sabugueiro e Gouveia.

Também a EN 338, que atravessa o maciço central da Serra da Estrela, está cortada entre Sabugueiro e Penhas da Saúde, tal como a EN 339, na zona da Covilhã e do Sabugueiro.

Na serras do Caramulo e de Montemuro, no distrito de Viseu, "tem nevado muito" nas últimas horas, estando fechadas à circulação automóvel uma dezena de estradas, a maior parte das quais municipais, designadamente nos concelhos de Resende, Cinfães, Castro Daire e Tondela.

No distrito de Viseu continuam encerradas as estradas nacionais 321, que liga Cinfães a Castro Daire, e 230 na zona de Tondela, disse à Lusa fonte do CDOS de Viseu.

Centenas de alunos de escolas dos concelhos de Castro Daire, Cinfães e Resende regressaram mais cedo a casa na sexta-feira, devido à queda de neve, em aldeias como Gralheira, Ramires, Alhões e Bustelo, na serra do Montemuro, cujas vias de acesso se mantém hoje intransitáveis.

A circulação nas autoestradas do Interior Norte (A24), que liga Viseu a Chaves, e das Beiras Litoral e Alta (A25), que liga Aveiro a Vilar Formoso, por Viseu e Guarda, também está a ser parcialmente afetada pela neve nalguns troços, onde estão a operar limpa neves, mas sem implicar o corte do trânsito, disse à Lusa fonte do CDOS de Viseu.

Várias estradas municipais que atravessam as zonas mais elevadas da serra da Lousã, nos distritos de Coimbra e Leiria, também estão encerradas, mas "não há povoações isoladas", adiantou fonte do CDOS de Coimbra.

A estrada entre Pedrógão Grande e Castanheira de Pera (EN 236), no norte do distrito de Leiria, também está interdita ao trânsito por causa da neve, tal como a EN 351, no Alto de Isna, no concelho de Oleiros (distrito de Castelo Branco).

Lusa

  • Registadas 239 ocorrências devido ao mau tempo

    País

    ​O mau tempo causou 239 ocorrências, principalmente deslizamentos de terra, quedas de árvores e inundações, afetando mais os distritos de Viseu e Coimbra, e no norte estão cortadas várias estradas devido à neve, segundo a proteção civil.

  • Envie-nos as suas fotos ou vídeos do mau tempo

    País

    O fim de semana vai ser marcado pela chuva, vento forte, agitação marítima e possibilidade de queda de neve em locais pouco habituais como as serras de Sintra e Monchique. Devido ao mau tempo, foram emitidos avisos laranja de agitação marítima durante todo o fim de semana, prevendo-se ondas que podem atingir os 7 metros, e aviso amarelo de vento e precipitação até ao final do dia de sábado. Envie-nos fotos ou vídeos do mau tempo para eureporter@sic.impresa.pt

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.