sicnot

Perfil

País

Temperatura baixa e chuva mantêm-se hoje, tempo melhora amanhã

As temperaturas vão continuar hoje baixas e a precipitação vai manter-se, principalmente no litoral oeste, sendo por vezes de granizo, mas no domingo a chuva diminui e pode ocorrer gelo ou geada no interior, segundo o IPMA.

MANUEL TELES/Lusa

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), relatadas à agência Lusa pelo meteorologista Ricardo Tavares, apontam para "períodos de céu muito nublado, com aguaceiros mais intensos no litoral oeste, por vezes de granizo, podendo ser acompanhados de trovoada".

A queda de neve vai continuar hoje nos locais acima de 400 metros, e vai subindo a 600 a 800 metros ao longo do dia.

No domingo, "a situação melhora, a quantidade de precipitação é inferior, com aguaceiros fracos especialmente no litoral oeste, com tendência a diminuir a partir do final da manhã" e a neve vai limitando a sua presença a altitudes mais elevadas, explicou Ricardo Tavares.

Também vai melhorar o vento, que hoje será moderado a forte no litoral, até 90 metros, e nas terras altas até 110 metros, e no domingo deverá apresentar rajadas até 80 metros e 95 metros nas terras altas.

O meteorologista chamou a atenção para a possibilidade de formação de gelo ou geada no interior já que as temperaturas vão continuar baixas, embora no domingo as previsões apontem para uma pequena subida, tanto das mínimas como das máximas.

No interior norte e centro, as temperaturas vão continuar próximas dos zero graus, acrescentou.

Lusa

  • Registadas 239 ocorrências devido ao mau tempo

    País

    ​O mau tempo causou 239 ocorrências, principalmente deslizamentos de terra, quedas de árvores e inundações, afetando mais os distritos de Viseu e Coimbra, e no norte estão cortadas várias estradas devido à neve, segundo a proteção civil.

  • Envie-nos as suas fotos ou vídeos do mau tempo

    País

    O fim de semana vai ser marcado pela chuva, vento forte, agitação marítima e possibilidade de queda de neve em locais pouco habituais como as serras de Sintra e Monchique. Devido ao mau tempo, foram emitidos avisos laranja de agitação marítima durante todo o fim de semana, prevendo-se ondas que podem atingir os 7 metros, e aviso amarelo de vento e precipitação até ao final do dia de sábado. Envie-nos fotos ou vídeos do mau tempo para eureporter@sic.impresa.pt

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.