sicnot

Perfil

País

Navio afunda na Madeira, Marinha e Força Aérea resgatam os 10 tripulantes

A Marinha e a Força Aérea resgataram os 10 tripulantes de uma embarcação que naufragou ao largo da Madeira. O pesqueiro "Ilhas do Mar" sofreu um rombo no casco. Ao que tudo indica, na última madrugada terá embatido numa outra embarcação que estava à deriva.

O helicóptero da Força Aérea participou na operação.

O helicóptero da Força Aérea participou na operação.

SIC

"O helicóptero Merlin EH-101 já aterrou no aeroporto da Madeira trazendo os 10 tripulantes da embarcação naufragada e estão todos bem de saúde", informou o comandante da capitania, Félix Marques.

Hoje, pelas 6:00, um alerta do mestre da embarcação para a Capitania do Porto do Funchal dava conta de que teria embatido numa outra embarcação que se encontrava à deriva, a 180 milhas a noroeste da Madeira. O rombo que o embate provocou acabou por fazer naufragar o "Ilhas do Mar".

A Marinha disponibilizou de imediato o navio "Schulz Xavier", mas acabou por ser a aeronave C295 a avistar duas balsas com os tripulantes, já perto das 13:00.

Coube depois ao EH-101 da Força Aérea Portuguesa resgatar os tripulantes e levá-los para terra.

"Procedeu-se ao resgate diretamente para o aeroporto da Madeira, onde foi feito um rastreio médico inicial às condições físicas dos tripulantes", explicou Félix Marques, adiantando que "existiam alguns pescadores com sinais de hipotermia, mas nada de grave".

A capitania vai agora desenvolver o inquérito do sinistro marítimo, para saber em que condições o naufrágio aconteceu.

Já tinha sido feito um aviso sobre a embarcação que se embarcação que se encontrava a deriva e contra a qual o "Ilhas do Mar" chocou.

O facto de as "bombas de esgoto" terem deixado de ter capacidade de bombear a água que entrava no barco obrigou a tripulação a abandoná-lo e a utilizar as balsas.

Última atualização às 14:59

Com Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.