sicnot

Perfil

País

Navio afunda na Madeira, Marinha e Força Aérea resgatam os 10 tripulantes

A Marinha e a Força Aérea resgataram os 10 tripulantes de uma embarcação que naufragou ao largo da Madeira. O pesqueiro "Ilhas do Mar" sofreu um rombo no casco. Ao que tudo indica, na última madrugada terá embatido numa outra embarcação que estava à deriva.

O helicóptero da Força Aérea participou na operação.

O helicóptero da Força Aérea participou na operação.

SIC

"O helicóptero Merlin EH-101 já aterrou no aeroporto da Madeira trazendo os 10 tripulantes da embarcação naufragada e estão todos bem de saúde", informou o comandante da capitania, Félix Marques.

Hoje, pelas 6:00, um alerta do mestre da embarcação para a Capitania do Porto do Funchal dava conta de que teria embatido numa outra embarcação que se encontrava à deriva, a 180 milhas a noroeste da Madeira. O rombo que o embate provocou acabou por fazer naufragar o "Ilhas do Mar".

A Marinha disponibilizou de imediato o navio "Schulz Xavier", mas acabou por ser a aeronave C295 a avistar duas balsas com os tripulantes, já perto das 13:00.

Coube depois ao EH-101 da Força Aérea Portuguesa resgatar os tripulantes e levá-los para terra.

"Procedeu-se ao resgate diretamente para o aeroporto da Madeira, onde foi feito um rastreio médico inicial às condições físicas dos tripulantes", explicou Félix Marques, adiantando que "existiam alguns pescadores com sinais de hipotermia, mas nada de grave".

A capitania vai agora desenvolver o inquérito do sinistro marítimo, para saber em que condições o naufrágio aconteceu.

Já tinha sido feito um aviso sobre a embarcação que se embarcação que se encontrava a deriva e contra a qual o "Ilhas do Mar" chocou.

O facto de as "bombas de esgoto" terem deixado de ter capacidade de bombear a água que entrava no barco obrigou a tripulação a abandoná-lo e a utilizar as balsas.

Última atualização às 14:59

Com Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..