sicnot

Perfil

País

Rússia faz voos de observação sobre Portugal e Espanha

Inspetores russos vão fazer voos de observação sobre o território de Portugal e Espanha ao abrigo do Tratado sobre o Regime de Céu Aberto, informou um alto responsável do Ministério da Defesa russo.

reuters

"Os voos de vigilância, com uma distância máxima de até 1.200 e 1.800 quilómetros respetivamente, serão realizados entre 29 de fevereiro e 03 de março de 2016, a partir do aeroporto de Lisboa e da Base Aérea de Getafe [Espanha]", disse Sergey Ryzhkov, chefe do Centro Nacional de Redução de Risco Nuclear, do ministério russo.

Citado pela agência russa TASS, o responsável acrescentou que os voos, a bordo de um An-30B, serão realizados numa rota acordada e especialistas italianos a bordo irão controlar o uso de equipamento de vigilância e a observação das disposições do tratado.

Estes serão o quarto e o quinto voos de observação realizados pela Rússia sobre os territórios de Estados-membros do Tratado sobre o Regime de Céu Aberto em 2016.

O Tratado sobre o Regime de Céu Aberto foi assinado em 1992 e tem 34 Estados-membros. Entrou em vigor em 2002. Os voos de vigilância são realizados sobre a Rússia, os Estados Unidos, o Canadá e os países europeus.

Os principais objetivos do tratado são promover a transparência, monitorizar o cumprimento dos acordos de controlo de armas e a expansão das capacidades para prevenir crises no quadro da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) e outras organizações internacionais.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.