sicnot

Perfil

País

ASAE apreende 11 mil artigos contrafeitos destinados a venda no Facebook

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica ASAE) anunciou hoje a apreensão de 11 mil artigos contrafeitos, entre calçado, vestuário e telemóveis, avaliados em cerca de 250 mil euros, que se destinavam a venda através da rede social Facebook.

(Arquivo)

(Arquivo)

Em comunicado, a ASAE refere que executou na quinta-feira cinco mandados de busca em residências, veículos e lojas do Porto e de São João da Madeira, distrito de Aveiro, "tendo apreendido cerca de 11 mil artigos", bem como "1.200 euros em dinheiro, cheques e um computador", no âmbito de uma operação denominada "Le Portugais".

"A investigação esteve a cargo da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal que, durante um ano, identificou os gestores das páginas eletrónicas, vendedores e respetivos fornecedores deste material", afirma a ASAE.

As páginas 'online' encontravam-se ativas "pelo menos desde 2014, exclusivamente com ofertas de material contrafeito que se aproximavam do original, o que constitui ainda uma fraude sobre mercadorias".

Durante a ação, a ASAE conseguiu apreender "material já embalado com a identificação dos destinatários", bem como "localizar um armazém 'oculto e improvisado' nas traseiras de uma moradia".

"A venda era toda efetuada através de várias páginas do Facebook, sendo os artigos remetidos por correio mediante pagamento por transferência bancária ou à cobrança".

Os artigos apreendidos não tinham qualquer fatura de aquisição, "sendo uma manifestação da existência de uma economia informal que importa combater", conclui.

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07