sicnot

Perfil

País

ASAE apreende 11 mil artigos contrafeitos destinados a venda no Facebook

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica ASAE) anunciou hoje a apreensão de 11 mil artigos contrafeitos, entre calçado, vestuário e telemóveis, avaliados em cerca de 250 mil euros, que se destinavam a venda através da rede social Facebook.

(Arquivo)

(Arquivo)

Em comunicado, a ASAE refere que executou na quinta-feira cinco mandados de busca em residências, veículos e lojas do Porto e de São João da Madeira, distrito de Aveiro, "tendo apreendido cerca de 11 mil artigos", bem como "1.200 euros em dinheiro, cheques e um computador", no âmbito de uma operação denominada "Le Portugais".

"A investigação esteve a cargo da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal que, durante um ano, identificou os gestores das páginas eletrónicas, vendedores e respetivos fornecedores deste material", afirma a ASAE.

As páginas 'online' encontravam-se ativas "pelo menos desde 2014, exclusivamente com ofertas de material contrafeito que se aproximavam do original, o que constitui ainda uma fraude sobre mercadorias".

Durante a ação, a ASAE conseguiu apreender "material já embalado com a identificação dos destinatários", bem como "localizar um armazém 'oculto e improvisado' nas traseiras de uma moradia".

"A venda era toda efetuada através de várias páginas do Facebook, sendo os artigos remetidos por correio mediante pagamento por transferência bancária ou à cobrança".

Os artigos apreendidos não tinham qualquer fatura de aquisição, "sendo uma manifestação da existência de uma economia informal que importa combater", conclui.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.