sicnot

Perfil

País

ASAE apreende 11 mil artigos contrafeitos destinados a venda no Facebook

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica ASAE) anunciou hoje a apreensão de 11 mil artigos contrafeitos, entre calçado, vestuário e telemóveis, avaliados em cerca de 250 mil euros, que se destinavam a venda através da rede social Facebook.

(Arquivo)

(Arquivo)

Em comunicado, a ASAE refere que executou na quinta-feira cinco mandados de busca em residências, veículos e lojas do Porto e de São João da Madeira, distrito de Aveiro, "tendo apreendido cerca de 11 mil artigos", bem como "1.200 euros em dinheiro, cheques e um computador", no âmbito de uma operação denominada "Le Portugais".

"A investigação esteve a cargo da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal que, durante um ano, identificou os gestores das páginas eletrónicas, vendedores e respetivos fornecedores deste material", afirma a ASAE.

As páginas 'online' encontravam-se ativas "pelo menos desde 2014, exclusivamente com ofertas de material contrafeito que se aproximavam do original, o que constitui ainda uma fraude sobre mercadorias".

Durante a ação, a ASAE conseguiu apreender "material já embalado com a identificação dos destinatários", bem como "localizar um armazém 'oculto e improvisado' nas traseiras de uma moradia".

"A venda era toda efetuada através de várias páginas do Facebook, sendo os artigos remetidos por correio mediante pagamento por transferência bancária ou à cobrança".

Os artigos apreendidos não tinham qualquer fatura de aquisição, "sendo uma manifestação da existência de uma economia informal que importa combater", conclui.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.